Política monetária

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1442 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Nesta atividade apresentaremos os conceitos de política monetária, que representa a atuação das autoridades monetárias, por meio de instrumentos de efeito direto ou induzido, com o propósito de se controlar a liquidez global do sistema econômico.

A correta aplicação dos instrumentos de políticas monetárias é o que garante o controle e a manutenção do crescimento econômico.

Apolítica monetária pode se apresentada basicamente de duas formas:

Política Monetária Restritiva: engloba um conjunto de medidas que tendem a reduzir o crescimento da quantidade de moeda, e a encarecer os empréstimos.

Política Monetária Expansiva: é formada por medidas que tendem a acelerar a quantidade de moeda e a baratear os empréstimos (baixar as taxas de juros). Incidirá positivamentesobre a demanda agregada.

Instrumentos de política monetária
Conforme mencionado anteriormente, os instrumentos de política monetária são classificados em restritiva e Expansiva.

Essas políticas econômicas visam controlar a quantidade de moeda em circulação, controlar as taxas de crédito, controlar as taxas de juros, conseqüentemente controlando assim a liquidez global do sistemaeconômico.

Para fazer uma política monetária, o governo dispõe de cinco instrumentos básicos:

• Incentivo/Restrição ao Crédito;
• Compra/Venda de Títulos Públicos;
• Depósitos Compulsórios;
• Taxa de Redesconto;
• Taxa de Juros; (Taxa SELIC)

Os instrumentos de uma Política Monetária Restritiva são:

• Recolhimento compulsório: consiste na custódia, pelo Banco Central, de parcela dosdepósitos recebidos do público pelos bancos comerciais. Esse instrumento é ativo, pois atua diretamente sobre o nível de reservas bancárias, reduzindo o efeito multiplicador e, conseqüentemente, a liquidez da economia.
• Assistência Financeira de liquidez: o Banco Central empresta dinheiro aos bancos comerciais, sob determinado prazo e taxa de pagamento. Quando esse prazo é reduzido e a taxa de jurosdo empréstimo é aumentada, a taxa de juros da própria economia aumenta, causando uma diminuição na liquidez.
• Venda de Títulos públicos: quando o Banco Central vende títulos públicos ele retira moeda da economia, que é trocada pelos títulos. Desta forma há uma contração dos meios de pagamento e da liquidez da economia.

Os instrumentos de uma Política Monetária Expansiva são:

•Diminuição do recolhimento compulsório: o Banco Central diminui os valores que toma em custódia dos bancos comerciais, possibilitando um aumento do efeito multiplicador, e da liquidez da economia como um todo.
• Assistência Financeira de Liquidez: o Banco Central, ao emprestar dinheiro aos bancos comerciais, aumenta o prazo do pagamento e diminui a taxa de juros. Essas medidas ajudam a diminuir a taxa dejuros da economia, e a aumentar a liquidez.
• Compra de títulos públicos: quando o Banco Central compra títulos públicos há uma expansão dos meios de pagamento, que é a moeda dada em troca dos títulos. Com isso, ocorre uma redução na taxa de juros e um aumento da liquidez.

Objetiva o estímulo ao consumo através de financiamento de investimentos, seja por parte do setor produtivo, seja porparte das famílias. Se adotada em conjunto com a política fiscal expansionista pode alavancar a economia.

Taxa de juros básica e inflação
Abordaremos neste tópico a relação entre taxa de juros básica e inflação, onde a taxa de juros básica é um instrumento utilizado pelo Banco Central para manter a inflação sob controle.

O Governo, analisando os principais indicadores da economia, fixa umalvo para a inflação anual. Utiliza um dado quantitativo – chamado de meta. Para conseguir alcançar essa meta o Governo – via Banco Central – utiliza principalmente a política de taxa de juros. Caso a inflação ameace subir acima da meta, o BC aumenta os juros. Caso aconteça o contrário, afrouxa a política monetária.

À medida que os juros caem, a população tem maior acesso ao crédito,...
tracking img