Política macroeconômica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivos da Política Macroeconomica
O pleno emprego de todos os recursos produtivos da sociedade, tanto de capital humano como de material. Estabilidade de preços, visando nãoocorrer grandes oscilações nos indicadores gerais de preços. Acelerar o crescimento econômico. Em economia inflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. Porém, épopularmente usada para se referir ao aumento geral dos preços. Inflação é o oposto de deflação. Índices de preços dentro de uma faixa entre dois a 4,5% ao ano é uma situação chamada deestabilidade de preços. Inflação "zero" não é o que se deseja, pois pode estar denunciando a ocorrência de uma estagnação da economia, momento em que a renda e, consequentemente, ademanda, estão muito baixas, significando alto desemprego e crise.•.
6.3 Instrumento de política macroeconômica envolvimento do governo sobre a capacidade produtiva (oferta agregada) e asdespesas planejadas (demanda agregada) como o objetivo de baixa inflação, distribuição de renda justa e um crescimento sustentável continuo.
E os principais instrumentos com esseobjetivos são: *Política fiscal *Monetária *Cambial e comercial *Renda
6.3.1
Política fiscal Utiliza de dois instrumentos:
Política tributária: Como medida de política fiscal, o governoreduz ou aumenta a carga tributária com o objetivo de acelerar ou frear o ritmo econômico. A política fiscal de variação de impostos normalmente traz os retornos desejáveis em curto prazo;Política de gastos: A política fiscal de aumento de gastos públicos é normalmente mais empregada em momentos de crise econômica, ou quando há graves distorções estruturais no sistemaprodutivo nacional. Em grandes ciclos de recessão onde o nível de desemprego se eleva muito, o estado reduz sua arrecadação e aumenta seus gastos gerando altos índices de déficit público.
tracking img