Política habitacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (882 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
POLÍTICA HABITACIONAL E INCLUSÃO SOCIAL

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ..........................................................................................1
2 A POLÍTICA HABITACIONAL E SUASCARACTERÍSTICAS ........................ 2
3 POLÍTICA HABITACIONAL NA VIRADA DO SÉCULO XXI ........................ 4

CAPÍTULO 1: INTRODUÇÃO
Ao falarmos de Política Habitacional nos dias de hoje,podemos identificar a baixa de juros como o fator de maior relevância quando pensamos em inclusão social.
O programa do Governo Federal, “MINHA CASA, MINHA VIDA” que tem como objetivo reduzir o déficithabitacional brasileiro, baseia-se na redução dos juros, aumento do prazo de financiamento e facilidade na disponibilização das cartas de créditos, atingindo seu alvo principal, as famílias de baixarenda.
Igualmente, esse mesmo fator acaba por favorecer também a indústria, que passa a ser fortalecida com este aumento da demanda, gerando empregos e renda, contribuindo diretamente para uma inclusãosocial.

1

CAPÍTULO 2: POLÍTICA HABITACIONAL E SUAS CARACTERÍSTICAS
Muito se sabe sobre a Política Habitacional, porém poucos sabem dizer como isso foi implantado para resolver a situação emque o Brasil se encontrava.
Em meados do ano de1964, o governo constatou uma forte crise no Brasil, que aceleradamente crescia em termos de população, obrigando-o a desenvolver um programa que pudessefacilitar a toda a população a realização do sonho da casa própria, através de financiamentos e projetos habitacionais.
Em contrapartida, esta política habitacional, além de favorecer a população,dinamizou a economia, através do fortalecimento do setor de construção civil, gerando muitos empregos e se tornando uma grande estratégia para o governo.
Embora essa produção habitacional tenha sidomuito significativa para a urbanização brasileira, teve um percentual insuficiente, uma vez que entre os anos de 1950 e 2000 a população passou de 11 milhões para 125 milhões, onde somente 25%...
tracking img