Política de formação de professores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2564 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Política de Formação de Professores

Objetivo

O nosso trabalho tem como objetivo analisar a Política de Formação de Professores através dos desafios das universidades, que são as responsáveis por formar novos professores, após a aprovação da nova Política Nacional de Formação de Professores, instituída pelo Decreto 6755/2009.

Introdução

A formação de educadores para onível de educação básica é um dos grandes desafios para as universidades públicas, pois, esses são os professores que irão atuar no ensino formal, tendo que contribuir para que os jovens exerçam conscientemente a sua cidadania.
Esta formação é bastante importante na busca de soluções possíveis ao cenário brasileiro que encontra-se submergido em um sistema educacional com pessoas desanimadas, amaioria provocadas pela má formação inicial de seus docentes, pois apenas os estágios oferecidos no final dos cursos não é condição suficiente para  uma atuação competente, levando futuros professores a saírem das universidades despreparados para atuarem na realidade que lhes espera, restando apenas à possibilidade de encontrar nas instituições que forem atuar a oferta de uma formação em serviço quelhes  possibilite apoio e orientação às angústias e desafios da profissão, isto aos que a perceberem, pois é mais comum encontrar professores que de uma formação inicial tão deficiente não conseguem reconhecer e refletir sobre suas próprias deficiências.
Defende-se o foco na formação de professores: a inicial, por meio do curso de licenciatura, e a continuada, por meio de atividades deextensão, que incluem cursos e eventos de capacitação.
A relevância do papel do professor na pesquisa, situando-o como sujeito de um fazer docente, no que este guarda de complexidade, importância social e especificidade, inclui dar-lhe a voz que precisa ter na produção de conhecimento sobre sua prática. Ampliam-se, nessa perspectiva, as possibilidades de rompimento do tradicional modelo dos cursos deformação de professores rumo à inserção na realidade escolar.
A formação é necessária, para fazer com que o docente seja capaz de atuar de maneira competente em diversas situações desafiadoras da profissão, bem como tornar-se o sujeito-autor da sua formação continuada, refletindo constantemente sobre o seu saber-fazer pedagógico, visando estabelecer um perfil desejável de profissional em umquadro de atribuições práticas genericamente delineada.

Desenvolvimento

Política de Formação de Professores
A universidade pública atualmente tem como um desafio à formação de educadores para o nível de educação básica, por essa razão o Ministério da Educação criou o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica que pretende formar 330 mil professores que atuam naeducação básica e ainda não são graduados.
O plano consolida a Política Nacional de Formação de Professores, instituída pelo Decreto 6755/2009, que prevê a colaboração entre união, estados e municípios para elaboração de uma estratégia de formação inicial para os professores que atuam nas escolas públicas, esta ação faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), em vigor desde abril de 2007.Antes de ter aprovação presidencial, o documento passou por discussões envolvendo profissionais da área e os mais diversos setores da sociedade. A minuta ficou disponível para consulta pública e sugestões no portal do Ministério da Educação (MEC), entre os dias 10 de outubro e 24 de novembro de 2008.
A formação inicial abrange três situações: professores que ainda não têm formação superior(primeira licenciatura); professores já formados, mas que lecionam em área diferente daquela em que se formaram (segunda licenciatura); e bacharéis sem licenciatura, que necessitam de estudos complementares que os habilitem ao exercício do magistério. Os cursos de atualização e especialização de professores ficarão a cargo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)...
tracking img