Polímeros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1499 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumario
1-Introdução.................................. 03
2-Polímeros Sintéticos...................04
3-Reações de Polimerização..........08
4-Polímeros de Adição...................09
5-Polímeros de Condensação.........11
6-Polímeros no Cotidiano................11
7-Conclusão....................................14
8-Bibliografia...................................15


1-IntroduçãoPolímeros são macromoléculas constituídas por monômeros. Os polímeros podem ser agrupados segundo varias classificações, nomeadamente: quanto à natureza da sua cadeia, a sua estrutura, a morfologia, a reação que os originou. Sendo esta ultima mais importante de todas. Neste campo os polímeros dividem-se em polímeros de adição e polímeros de condensação. De referir que existem diferentes tipos demateriais poliméricos, os quais têm inúmeras propriedades atribuindo-lhes diversas aplicações nos mais variados ramos do nosso quotidiano.
Nas primeiras décadas do século xx, alguns investigadores começaram a manifestar curiosidade e interesse em relação ao comportamento anormal de certas substancias o que levou a orientar a sua investigação na área dos materiais poliméricos.
O químico alemãoHermann Standinger(1881-1963), demonstrou claramente, que em vez dos supostos agregados, o que existia era afinal enormes moléculas, onde milhares de átomos estão ligados covalentemente. A partir daí, o desenvolvimento dos polímeros tem sido estonteante.
Hoje em dia 90% dos químicos e bioquímicos trabalham com polímeros naturais ou artificiais. Em que os polímeros naturais são o suporte dos processosbiológicos. E os polímeros sintéticos dominam a indústria química.
Os materiais orgânicos são uma das três categorias mais importantes de materiais. Este tem sido desde sempre utilizados na construção civil, tendo, por conseguinte que acompanhar a evolução do tempo e da tecnologia.
Graças as suas propriedades diferenciadas, conseguem substituir com vantagem o metal, a cerâmica e outrosmateriais, permitido alem do de projetar pecas de maior complexidade com menor peso, melhorar a aparência, reduzindo significativamente os custos.
Assim de uma forma sintetizada, começamos por descrever o que se entende por polímeros, seguidamente passamos a referir as suas classificações e características e por fim as suas aplicações.


2-Polímeros Sintéticos
Os polímeros sintéticos são moléculasmuito grandes constituídas pela repetição de pequenas e simples unidades químicas, denominadas por monômeros (meros), ligadas covalentemente.
O homem tem se servido de polímeros desde a pré-história, embora só no século XIX e que os começou a sintetizar deliberadamente.
Os polímeros podem ser classificados de diversas formas, entre elas, em relação: a sua ocorrência, a sua estrutura, a naturezada sua cadeia, ao seu comportamento mecânico, a disposição espacial dos seus monômeros, a sua morfologia e ao tipo de reação que lhe deu origem.
Em relação a sua origem os polímeros podem ser: naturais e sintéticos. Os naturais são aqueles que já existem normalmente na natureza. A maioria dos polímeros sintéticos são compostos orgânicos, produzidos pelo homem, através da reação da polimerização demoléculas simples.
Em relação à estrutura final do polímero, estes podem ser: lineares e tridimensionais. Os polímeros lineares possuem uma estrutura de uma cadeia linear (estrutura unidimensional), a qual e produzida por monômeros bifuncionais, temos como exemplo o polietileno. Mesmo que a cadeia apresente ramificações o polímero continua a ser considerado linear, como caso da borrachasintética.
Os polímeros tridimensionais têm uma rede tridimensional, em que os monômeros são tri funcionais ou tetra funcionais. Esta rede expande-se em todas as direções.
No que dizem respeito à natureza da cadeia dos polímeros, estes podem ser: de cadeia homogênea ou de cadeia heterogênea. Os de cadeia homogênea são aqueles em que o esqueleto da cadeia e apenas formado por átomos de carbono. Os de...
tracking img