Políferos

Páginas: 2 (320 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2011
1.Introdução

Porifero é um filo do reino animália onde se enquadra os animais popularmente chamados de esponjas. Estes surgiram a cerca de 1 milhão de anos e, provavelmente nasceram de seresunicelulares e heterotróficos que se agrupam em colônias.
Parte vive em água doce, mas a maioria está localizda fixa sobre pedras, conchas ou pilares de pontes no mar. Seus tamanhos e cores sãovariados, existe uma grande diversidade.
Em certas esponjas o esqueleto não possui espículas, mas tem uma rede de espongina bem desenvolvidas que pode ser usada naturalmente para o banho, já que as mesmassão absorventes. Eles possuem tecidos, mas não apresentam nem órgãos nem sistemas.
Os poríferos são animais exclusivamente aquáticos por serem multicelulares inferiores. O nome porífero se refere aestrutura porosa do corpo que tem muitas aberturas superficiais. Quanto à alimentação, as esponjas são animais filtradores, alimentam-se de algas microscópicas, protozoários e outros. O alimento édigerido pelos coanácitos e distribuído através de células denominadas amebócitos.
Sabe-se que hoje não existe um representante conhecido desses animais. Existe mais de 15.000 espécies modernas deesponjas conhecidas que podem ser encontradas desde a superfície da água ate mais de 8.000 metros de profundidade. Os poríferos podem ser encontrados no mundo inteiro dede as águas polares até asregiões tropicais.

2. Objetivo:

-Observar as características dos poríferos, seu habitat e seu modo de vida.
-Manipular e ver a estrutura de algumas espécies de esponjas.

3. Materiais e Métodos:Para está aula a professora passou o filme: Origens da vida - Somos todos descendentes de esponjas marinhas? National Geografic, com o auxilio do data show. Essa atividade foi complementada com 6espécies de esponjas que foram levadas para a sala para observação em classe.


4. Resultados:

Os alunos puderam manipular algumas esponjas observando e sentindo sua estrutura porosa,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • poliferos
  • Poliferos
  • poliferos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!