Polícia comunitária

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4149 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
POLÍCIA COMUNITÁRIA EM GUARULHOS
Eduardo Zottino de Andrade

RESUMO

O presente trabalho sobre Polícia Comunitária em Guarulhos, tem por objetivo descrever e analisar a experiência dos policiais da 3ª Companhia do 15ºBPM/M na implantação da filosofia de polícia comunitária no policiamento da cidade de Guarulhos, na região do bairro do Taboão, contextualizando sua fundamentação teórica efazendo uma aferição dos resultados obtidos.
Palavras-chave: Polícia Militar. Polícia Comunitária. Policiamento Comunitário. Prevenção Criminal. Cultura da Paz. Programas de Policiamento.

ABSTRACT

The present work on Community Policing in Guarulhos, aims to describe and analyze the experience of the officers of the 3rd Company of the 15th BPM/M in the implementation of the philosophy ofcommunity policing in the policing of the city of Guarulhos, in the region neighboring the Taboão, contextualizing its reasoning Theoretical and making a measurement of results.
Keywords: Military Police. Community Police. Community Policing. Crime Prevention. Culture of Peace Programs Policing.

INTRODUÇÃO

De maneira oficial, a Polícia Militar do Estado de São Paulo implantou a filosofia depolícia comunitária a partir do ano de 1997. Passados 13 anos, grandes avanços foram notados, alguns deles de natureza estrutural, outros, em práticas adotadas por policiais em todo Estado se São Paulo.

Uma dessas iniciativas está em curso na 3ª Companhia do 15º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, na cidade de Guarulhos, região metropolitana de São Paulo.

A implantação da polícia comunitáriana 3ª Companhia está sendo organizada por meio de uma ação denominada “Projeto Paraíso” (Paraíso é o bairro onde está a sede da companhia), que consiste na abertura do quartel para atividades comunitárias e o acréscimo de atividades sociais e educativas às atividades de policiamento ostensivo, elevando o patrulheiro à condição de agente de transformação social.

A questão que se coloca é: asdiversas atividades que estão sendo executadas pelos policiais militares nos diversos programas de policiamento aplicados na 3ª Companhia do 15º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, sob o enfoque da filosofia de Polícia Comunitária, geram impacto na qualidade de vida das pessoas beneficiadas, sendo adequadas como estratégia de segurança pública?

As diversas atividades que estão sendorealizadas pelos policiais integrantes dos programas de policiamento existentes na 3ª Companhia do 15º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, direcionadas para a concretização da polícia comunitária na região, exercem um forte impacto na qualidade de vida das pessoas beneficiadas.

Há também sensível melhora na imagem da Instituição entre a população atingida pelas atividades desenvolvidas pelospoliciais.

O atual programa de policiamento comunitário, embrião do policiamento comunitário de forma institucional, atende uma parcela muito pequena da população paulista. A grande parcela de nossos serviços para os mais de 40 milhões de paulistas é executada pelos outros programas de policiamento.

Para que haja a democratização desse serviço mais humanizado, mais eficiente e efetivo depoliciamento que é o policiamento comunitário atingindo um número maior de cidadãos, as práticas, rotinas, estratégias, posturas, atitudes dos policiais dos demais programas devem ser direcionadas a partir dos fundamentos da polícia comunitária.

Foi realizada uma pesquisa descritiva sobre a evolução do conceito de polícia comunitária no Brasil e no mundo, com destaque para a normatização daPolícia Militar do Estado de São Paulo que trata dos programas de policiamento e uma pesquisa exploratória qualitativa e quantitativa junto ao público civil e policial militar na área da 3ª Companhia do 15º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (15º BPM/M).

São descritas as diversas atividades que estão em funcionamento na companhia e qual sua utilidade para a atividade de segurança pública....
tracking img