Poka yoke

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2- O QUE É POKA YOKE

O Poka Yoke é um dispositivo a prova de erros utilizado na meta zero defeito em um processo de manufatura, onde engloba os conceitos desenvolvidos por Shingo no Sistema Toyota de Produção durante os anos 60 no Japão. Esses conceitos são aplicados desde o projeto até a implementação dos dispositivos a prova de erros.
O dispositivo a prova de erros (Poka Yoke) tem comoobjetivo evitar que os erros se tornem defeitos, através da eliminação de suas causas. Sendo assim, esse sistema, ao evitar que os erros aconteçam, é mais econômico, pois reduz os custos das avaliações e controles da qualidade, estamos mostrando um controle de qualidade com uma inspeção de 100% já que as causas dos erros são combatidas pelos dispositivos implementados.
Como exemplo simples podecitar o velho exemplo do disquete, que só entra na posição adequada.
Pode-se afirma que o dispositivo Poka Yoke em si não é um sistema de inspeção, mas um método de detectar defeitos ou erros que pode ser usado para satisfazer uma determinada função de inspeção. A inspeção é o objetivo, enquanto o Poka Yoke é simplesmente o método, exemplo um gabarito que rejeita uma peça processada incorretamenteé um Poka Yoke que desempenha a função de inspeção sucessiva. Se a inspeção sucessiva, aquela que detecta defeitos depois que eles ocorrem, não é a maneira mais eficaz de eliminar os defeitos naquele processo específico, outro sistema deve ser usado.

3- AS MANEIRAS QUE PODEM SER O POKA YOKE

O Poka Yoke pode ser executado de duas maneiras:
De controle - Quando o Poka-yoke é ativado, a máquinaou linha de processamento para, de forma que o problema possa ser corrigido.

De advertência - Quando o Poka-yoke é ativado um alarme soa ou uma luz sinaliza, visando alertar o trabalhador.

O Poka-yoke de controle é o dispositivo corretivo mais eficaz, porque paralisa o processo até que a condição causadora do defeito tenha sido corrigida, já o Poka-yoke de advertência permite que o processoque está gerando o defeito continue, caso os trabalhadores não atendam ao aviso.
A frequência que ocorrem os defeitos e o fato deles poderem ou não ser corrigidos, uma vez que tenham ocorrido, influenciará na escolha entre os métodos. Defeitos mais frequentes ou impossíveis de serem corrigidos exigem um Poka-yoke de controle, enquanto que se a frequência de defeitos é baixa e o defeito épossível de ser corrigido é preferível um Poka-yoke de advertência.
O Poka-yoke de controle é o mais eficiente na maioria dos casos.
Há três tipos de Poka-yoke de controle:

* Métodos de posicionamento: elaboração de dispositivos que permitem a condução da operação somente quando do posicionamento correto do conjunto de elementos nela envolvidos, impedindo fisicamente que o conjunto seja montadode forma inadequada;
* Métodos de contato: estão baseados na liberação da condução de uma operação a partir do contato de sistemas de sensores que indicam condição adequada para operação;
* Métodos de contagem: por meio da contagem de elementos, verificam as características de conformidade do conjunto, alertando no caso de detecção de anormalidades e impedindo a continuidade da operação;* Métodos de comparação: utilizando dispositivos que possibilitem comparação de grandezas físicas (temperatura, pressão, torque etc.), impedem a continuidade da operação quando da detecção de anormalidades.

Tabela 1: Exemplos aplicativos da utilização de dispositivos Poka Yoke (Imam, 1998).

4- EXEMPLOS DE POKA YOKE

4.1-Nos Veículos
Para que o usuário do veículo não deixe o farol, oar condicionado e outros equipamentos elétricos ligados, como podem ser garantidos isso?
Uma forma de evitar esse erro é: a retirada da chave só é efetuada com o desligamento do sistema elétrico do carro.

4.2- Check-List
O check list é um exemplo de Poka Yoke. Como exemplo Check-List da revisão de um veículo. O veículo só sairá da concessionaria após itens serem verificados. É uma forma de...
tracking img