Poka yoke

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE SOROCABA
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
Curso de Tecnologia em Gestão de Produção Industrial

Anderson Batista de carvalho
Deise Cristine Jacinto de Farias
Edi Carlos Aparecido da Silva
Michele de Oliveira Garcia

TRABALHO PADRONIZADO
Ms: Marinete A. Martins

SOROCABA/SP
2012
Conceito

Para Moacyr P. Filho (2008, p.144) o conceito de dispositivo a prova de falhas ou PokaYoke, desenvolvido pelo engenheiro Japonês Shigeo Shingo, é o método que ficou conhecido como fool proof (a prova de falhas) ou em Japonês Poka Yoke. Essa teoria fundamenta-se no pressuposto de que o defeito tem sua origem em um erro e, se este for evitado, não haverá defeitos, sendo que a maneira mais segura de evitá-lo é por meio de dispositivos que sejam a prova de falhas. Os dispositivos paratal tarefa, sugeridos e desenvolvidos por Shingo, eram normalmente de baixo custo e muito funcionais.
Segundo Volkema (2001) Poka Yoke são metodos simplistas que tem exito e funcionalidade quando aplicado corretamente. Para Nigel Slack (2008, p.491) o conceito de dispositivos à prova de falhas tem emergido desde a introdução de métodos japoneses de melhoria de operações. Chamados de poka-yoke noJapão, de yokeru (evita) e poka (erros negligentes), baseia-se no principio de que os erros humanos são até certo ponto inevitáveis. O que é importante é que eles se tornem defeitos.
Conforme Eudes L. C. Junior (2008) o sistema poka yoke é uma ferramenta aplicada nos processos com a fianlidade de garantir as inspeções em que o colaborador pode vir a falhar, o que leva a consequências nãodesejadas pela organização.
Conforme Oakland S. John (1994) o Poka Yoke reconhece que as pessoas são humanas falíveis e as vezes inadvertidamente esquecerão ou farão algo errado.

Desvantagem / Dificuldade

Segundo Shingo (1996) uma dificuldade na implantação do dispositivo poka yoke, é perceber a diferença entre os dispositivos com função de ajuste e função corretiva, para auxiliar na aplicaçãobem sucedida do conceito poka yoke. Finalmente, é importante compreender que a simples implantação de dispositivos poka yoke não irá garantir zeros defeitos. As questões relativas ao tipo de inspeção e à forma de executá-las tem de ser decididas com cuidado, do contrário a eliminação absoluta dos defeitos (defeitos=0) não poderá ser atingida.
Para Middleton (2001) embora a ideia de que os sistemaspoka yoke contribuem para a melhoria da qualidade dos produtos seja relativamente bem conhecida na indústria e na academia, há poucos estudos que descrevam a real extensão pela qual os poka yokes tem sido usados e os seus reais impactos nos sistemas de manufatura. Em parte, tal problema se deve a fatores como; (i) A falta de padronizaçã de conceito de sistema poka yoke; (ii) A ausência de métodosde avaliação da eficiência e eficácia de uso dos poka yokes no que tange sua utilização; (iii) E a carência de métodos para controlar o retorno econômico financeiro.
De acordo com Eudes (2008, p.45) também pode ser uma dificuldade o fato de que “ Antes da aplicação de um sistema poka yoke, a empresa deve garantir meios para sua aceitação e validação. A aceitação deve ser feita contemplando asreais necessidades de inspeção do processo, estando este de acordo com os critérios desejados pelas áreas de qualidade e de produção. A validação deve ser feita de forma que seja garantida a eficácia do sistema, que pode ser obtida através de simulações com peças boas e peças que não estão em conformidade com as especificações necessárias.

Vantagens

Para SHINGO (1996, p.55), inspeçãosucessiva, auto-inspeção e inspeção da fonte podem ser todas alcançadas através do uso de métodos Poka-yoke. O Poka-yoke possibilita a inspeção 100% através de controle físico ou mecânico.
Segundo Eudes (2008) a vantagem é que “essa metodologia consiste, em resumo, na elaboração criativa de dispositivos que alertem ou mesmo que impeçam o operador, quando este executa ou está para executar um ato falho....
tracking img