Pois sois forte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2147 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Não há como negar: a salvação dos que creem no evangelho resulta do dom de Deus. O homem só crê em Deus porque primeiramente lhe foi anunciado Cristo, a palavra da fé ( Jo 3:27 ). A graça de Deus está na promessa estabelecida antes dos tempos dos séculos ( Tt 1:2 ), e que agora é anunciada a todos os homens. Sem a pregação deste dom não há como o homem crer "Como, pois, invocarão aquele em quemnão creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?" ( Rm 10:14 ). Cristo é o nome pelo qual os homens são salvos, e para invocá-lo como salvador é necessário ao homem crer, porém, só é possível crer se ouvirem, sendo necessário haver quem pregue.
Como compreender a afirmação paulina "pela graça sois salvos"? Qual é a culpa daqueles que não alcançaram odom de Deus?
O apóstolo Paulo informa que a graça de Deus se há manifestado salvadora a todos os homens "Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens..." ( Tt 2:11 ), e informa também que Cristo é a fé que se havia de manifestar "Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar" ( Gl 3:23).
Estes dois versos complementam o que Paulo escreveu aos cristãos em Éfeso: "Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (...) Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus" ( Ef 2:5 e 8).
A graça que foi manifesta trazendo salvação a todos os homens é Cristo e, Cristo é a fé que se havia de manifestar! Quandocompreendemos que Cristo é a graça e a fé manifesta, a explicação do apóstolo torna-se clara: Os homens são salvos por Cristo, pois não há outro nome pelo qual a humanidade deva ser salva ( At 4:12 ; At 15:11 ), visto que Ele é a fé que uma vez foi dada aos santos ( Jd 1:3 ).
Cristo, o Verbo encarnado, é o poder de Deus ( 1Co 1:24). Ele é a fé que havia de se manifestar. Ele é a 'boas novas' desalvação, a fé que os santos abraçaram.
Cristo é o tema do evangelho e, aos homens deve ser anunciado as 'boas novas', pois ela consiste no poder de Deus, que é salvação para todo que crê ( Rm 1:16 ).
Conclui-se que a melhor leitura de Efésios 2, verso 5 é: os homens são salvos por Cristo (graça), por meio do evangelho (fé), ou seja, o evangelho não vêm dos homens, veio de Deus "Porque pelagraça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus" ( Ef 2:8 ); “O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu” ( Jo 3:27 ).
É por isso que Jesus fala da seguinte maneira com a samaritana: "Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva" ( Jo 4:10 ). Ora, Cristoé o dom de Deus, a água viva que vem de Deus! Somente pelo dom de Deus o homem alcança a vida eterna "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor" ( Rm 6:23 ).
A salvação em Cristo é universal, pois ele foi revelado trazendo salvação a todos os homens. Visto que todos pecaram e destituídos estavam da glória de Deus, Deusamou o mundo de tal maneira que, através de Cristo a barreira de inimizade entre Deus e os homens foi desfeita.
Não há como negar: a salvação dos que creem no evangelho resulta do dom de Deus. O homem só crê em Deus porque primeiramente lhe foi anunciado Cristo, a palavra da fé ( Jo 3:27 ). A graça de Deus está na promessa estabelecida antes dos tempos dos séculos ( Tt 1:2 ), e que agora éanunciada a todos os homens.
Sem a pregação deste dom não há como o homem crer "Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?" ( Rm 10:14 ). Cristo é o nome pelo qual os homens são salvos, e para invocá-lo como salvador é necessário ao homem crer, porém, só é possível crer se ouvirem, sendo necessário haver...
tracking img