Pof pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Pesquisa de Orçamento Familiar, POF, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem como objetivo traçar o perfil do consumo da família brasileira, independente do rendimento. A pesquisa mostra o que e como o brasileiro come, veste, estuda e diverte-se. Foi a partir da primeira POF, cuja pesquisa aconteceu entre os anos 1974 e 1975, que surgiram os primeiros índices deinflação feitos pelo IBGE.

Com os dados da POF, é possível conseguir informações sobre questões tão diversas quanto os gastos das famílias com educação quanto qualidade nutricional dos alimentos e suas conseqüências. A POF é uma ótima ferramenta para decidir os rumos de políticas públicas ou mesmo tendências do mercado. Conheça, então, um pouco mais da sua metodologia.
Histórico da pesquisaA primeira POF se chamou Estudo Nacional de Despesa Familiar e aconteceu entre 1974 e 1975. Com apoio da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a pesquisa abrangeu vários pontos do território nacional, abordando tanto o Brasil urbano quanto o Brasil rural.
Com os resultados da pesquisa, surgiram os índices de inflação medidos pelo IBGE: o Índice Nacional de Preçosao Consumidor (INPC) e seus derivados como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A ponderação matemática de cada item dos índices inflacionários como transporte ou alimentação é feita baseada nos pesos de cada item no POF. Além disso, a pesquisa tem sido base para grande parte de outras pesquisas e para o planejamento de políticas públicas.

Nas pesquisas seguintes às de 1975,a POF acabou limitada a onze cidades consideradas as maiores do País. São elas: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Salvador, Goiânia, Belém e Distrito Federal.

Já aconteceram quatro pesquisas de orçamento familiar no Brasil. Entre 1974 e 1975, entre 1987 e 1988, entre 1995 e 1996, e a última, entre 2002 e 2003. O IBGE pretende iniciar umanova pesquisa ainda em 2007
.
No decorrer dos anos, a metodologia da pesquisa foi melhorando e ampliando a cada ano.
a Pesquisa de Orçamento Familiar é feita em onze capitais brasileiras. São elas: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Salvador, Goiânia, Belém e Distrito Federal.

Através dos dados do censo, os pesquisadores fazem uma amostragemdos mais diferentes perfis de famílias para a POF. São escolhidas proporcionalmente famílias de todas as classes sociais, do mais rico ao mais pobre, dos moradores de condomínio de luxo aos moradores de favelas. O número de entrevistados em cada classe social é escolhido proporcionalmente a distribuição de renda entre a população brasileira.  Na última POF, por exemplo, foram

Como e o que éperguntado
A Pesquisa de Orçamento Familiar é uma das mais longas pesquisas feitas pelo IBGE. Sua duração é de 12 meses. Durante esse período, os pesquisadores visitam várias vezes as casas e fazem perguntas diretamente a cada integrante da família e, com mais detalhes, para o(a) chefe de família. A grosso modo, os pesquisadores querem saber no que a família gasta seus rendimentos, além disso,parte importantíssima da pesquisa é a nutricional, quando os entrevistados chegam inclusive a ser pesados e medidos.

Outra novidade da pesquisa na sua última versão foi a utilização do laptop durante as entrevistas para compilar os dados. No início, os técnicos acreditavam que o aparelho poderia intimidar os entrevistados, mas a reação foi contrária à expectativa. Eles perceberam que osentrevistados colocavam mais credibilidade nos técnicos com a presença do equipamento.

Depois de familiarizado com o método, os próprios entrevistados chegam a preencher uma caderneta de despesas. Durante sete dias, tudo o que for comprado para casa, deve constar dessa caderneta.

Para entender um pouco melhor os métodos da pesquisa, é interessante conhecer o perfil dos seis questionários:
*...
tracking img