Poesia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1589 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A narrativa e o conto ocupam um lugar de destaque nas escolhas de literatura de crianças e jovens. É importante reflectir sobre esta escolha uma vez que, a poesia proporciona à criança a ocasião de “brincar com a linguagem”. No entanto, esta escolha não é totalmente alheia visto que, no contexto escolar também se verificar. Os motivos que eventualmente explicam esta situação são vários, mas entreeles existe um dado fundamental: grande número dos que hoje são professores muito raramente foram despertados para a poesia. Desta forma, será fundamental repensar algumas atitudes pois, pode e deve construir-se uma experiência multidisciplinar e enriquecedora, pronta a despertar a curiosidade do saber mais, ao estabelecer múltiplas relações com o sujeito e o mundo que o rodeia.
Esseconhecimento possibilita um entendimento de uma dupla faceta do discurso poético. Por um lado, o reconhecimento de que a poesia não é nenhuma linguagem de “iniciados” . Por outro, a necessidade de se desmistificar a própria questão da produção poética.
O discurso poético
O facto de um texto surgir “em verso” não significa que se inclua automaticamente no discurso da poesia. Numa perspectiva didáctica dotexto poético, mostra-se particularmente produtiva uma reflexão prévia, por parte dos professores, sobre as características da linguagem poética. Essa reflexão poderá incidir sobre algumas das questões já desenvolvidas por vários estudos teóricos, e que poderemos sintetizar nos seguintes núcleos:
* A poesia como linguagem motivada: ambiguidade e pluralidade do discurso poético;
* A poesiacomo linguagem redundante: a intensificação emocional; a repetição poética;
* A poesia como linguagem de estranheza: a transformação do real.
Na poesia para crianças a dimensão fónico-rítmica assume um peso significativo, fazendo com que por vezes recaia sobre esse aspecto o essencial do poema.
A incidência que se faz nos pontos apresentados justifica-se pela importância que determinadosconteúdos assumem em qualquer momento de abordagem do discurso poético em contexto escolar.
A poesia para crianças, hoje
Um excesso de didactismo ou um sentimentalismo exagerado são aspectos que caracterizam, em épocas anteriores, a poesia para os mais novos.
Recordando com brevidade alguns autores e títulos, apontemos os nomes de Antero de Quental e o seu “tesouro poético da infância”, HenriqueFreire com “ selecta de poesias infantis e Guerra Junqueiro que publicou “Tragédia Infantil”.
Temas e formas de poesia para crianças
A riqueza discursiva, a variedade formal, a amplitude temática surge-nos, de forma indiferente, na poesia.
Pode-se, ainda assim, distinguir três grandes grupos na poesia para crianças:
* Lírica: caracteriza-se sobretudo pela expressão de sentimentos e juízosdo sujeito poético perante situações e objectos;
* Narrativa: embora o elemento lírico não esteja totalmente ausente, a atenção incide sobretudo nos factos e na acção, o que conduz a um maior dinamismo e objectividade.
* Lúdica: caracteriza-se por um reforço do poder da comunicação sonora.
Principiando a nossa descrição pelo plano temático, as características mais marcantes da modernapoesia para crianças, são as seguintes:
* Olhar poético sobre o real
- a cidade
- a natureza
- o homem adulto
- a criança
* Presença animal
* Expressão de sentimentos
- amizade/alegria
-nostalgia/tristeza/sensação de perda
* Ludismo
-actividades lúdicas
-potencial lúdico da linguagem
* Questões sociais.
Não se encontrando a poesia para os mais novos alheada do mundo realassocia-se, também as questões sociais. Quanto à presença animal, como sabemos, constitui um dos temas fortes da escrita para crianças em geral, pelo que assume igualmente um lugar de destaque enquanto motivo poético.
Em termos formais, podemos igualmente distinguir alguns aspectos mais representativos quando abordamos a poesia para crianças. Principais características:
* Poemas geralmente...
tracking img