Poesia e teorias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”

Poesia e evolução

Disciplina: Teoria da poesia
Período noturno


Unesp-Araraquara
Junho de 2012

1. Introdução.
A poesia é teorizada desde a antiguidade, sempre buscando uma resposta, uma concepção, um conceito que, defina a defina.
A Poesia esta inserida dentro de uma coletividade cultural, suaconcepção é traçada a partir das obras realizadas em determinados momentos históricos. Aristóteles é um dos primeiros a tentar enquadrar a arte poética em gêneros possível de analise, o lírico, o épico e o dramático. Tais gêneros se modificaram e foi preciso a elaboração de novas teorias para qualificar as novas obras. A poesia tornou-se expressão máxima do gênero lírico. E ao largo de sua históriaexistiram diversas propostas estéticas, e diversas teorias encarregadas de justifica-las. De uma visão clássica da poesia, onde a preocupação era buscar temáticas sublimes, próximas aos deuses, tendo uma forma fixa que representava o Belo, a poesia veio pouco a pouco se aproximando do humano e do rasteiro, chegando a buscar o mais imundo da sociedade para assim encontrar o Belo.
A poesia desceda torre de Marfim e chega ao chão, se modificando, se transformando, se destruindo e se recompondo em novas formas e conteúdos, e mesmo assim continua sendo classificada como poesia.
A definição de poesia é uma tentativa de justificar sua existência, e é concebida por uma teorização a partir do estudo das obras poéticas. Mas, se o caminho traçado pela arte poética é tão longo e distinto,porque podemos dizer que Homero, Camões, Baudelaire, Pessoa, Murilo, Drummond, João Cabral Manoel, Aroldo e Augusto fizeram poesia? O que os tornam poetas?

2.Concepções de Poesia

2.1 Aristóteles
Na primeira obra teórica da literatura Aristóteles define sua concepção sobre o que poderia ser considerado poesia, para ele poesia parte da imitação do real, mas não cantando o como ele é mas simcomo poderia ou deveria ser. A Função do poeta é cantar um mundo possível construído nas palavras. A poesia é a arte de imitar o real e é feita por dois grandes gêneros o lírico, épico e o Dramático.
Antes de Aristóteles, Platão já havia tido algumas reflexões sobre poesia, para ele a poesia partia do divino e era somente fonte de inspiração, e servia como meio de aproximar se do mundo dasideias, da perfeição divina. Sua teoria é realizada em cima dos mesmos modelos que estuda Aristóteles. Ambos mostram a preocupação com uma forma perfeita, porem é Aristóteles quem a sistematiza, cria a teoria literária que assume o papel de classificar o que é poesia. Desde as primeiras reflexões sobre poesia surge a preocupação com a forma, com um modelo de representação.

2.2 Da idade Média aorenascimento
Na idade Média o conceito de modelos poéticos continua a vigorar, a poesia se adapta aos movimentos religiosos, e aos cantos populares, más sua temática continua sendo a busca do sublime e do perfeito. Com as cantigas trovadorescas e as nos é apresentado à ideia de amor platônico, idealizado. Aqui também há uma grande preocupação com os procedimentos construtivos do poema, sendo suasformas, fixas expressando um estilo comum a ser seguido. Por isso os estudos literários dessas obras tem uma grande preocupação com as nomenclaturas rítmicas empregadas pelo poeta e a estrutura que as utiliza. Nessa época a poesia se aproxima de uma expressão popular, mas ainda tem como seu material um ideal de perfeição.
O renascimento é característico por retomar os modelos clássicos gregos elatinos da antiguidade, tem como pressuposto a imitação desses modelos e tenta reestabelecer a forma clássica do que realmente é poesia. Altamente influenciado pelas leituras aristotélicas os autores renascentista tentam seguir sua receita. Com isso continua a preocupação de estabelecer formas fixas de representação poética, capazes de alcançar o belo e o sublime.
Esses período apesar de apresentar...
tracking img