Poesia e música para formação do leitor: a elaboração de um procedimento didático.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2011 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS CAPANEMA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU - ENSINO APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS
DISCIPLINA: LITERATURA INFANTIL
PROFESSOR: Dr. JOEL CARDOSO










POESIA E MÚSICA PARA FORMAÇÃO DO LEITOR:
A ELABORAÇÃO DE UM PROCEDIMENTO DIDÁTICO.













CAPANEMA/ PÁ
2010POESIA E MÚSICA PARA FORMAÇÃO DO LEITOR:
A ELABORAÇÃO DE UM PROCEDIMENTO DIDÁTICO.








Trabalho apresentado ao curso de especialização Lato Sensu em Ensino Aprendizagem de Língua Portuguesa e Literaturas, como requisito de avaliação na disciplina Literatura Infantil, sob a orientação do Professor Dr. Joel CardosoCAPANEMA/ PÁ
2010
POESIA E MÚSICA PARA FORMAÇÃO DO LEITOR: A ELABORAÇÃO DE UM PROCEDIMENTO DIDÁTICO

1 - IDENTIFICAÇÃO
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: Poesia; música; linguagem; ensino- aprendizagem.
1.2 PUBLICO ALVO: 8ª série do Ensino Fundamental
1.3 CARGA HORÁRIA: 20 horas/ aula
1.4 LOCAL: a definir

2 - INTRODUÇÃO
De acordo com a realidade, o estudo de literatura e gramática deforma prática e dinâmica não tem sido freqüente, pois não existe dentro do ensino fundamental uma obrigatoriedade do ensino de literatura de forma íntegra, sendo ensinada, porém de forma “ofuscada” pela gramática nas aulas de Língua Portuguesa. Segundo Soares (2003) esse processo de escolarização da leitura literária contribui para a não- formação de leitores na escola, uma vez que tal gênero é malescolarizado, isto é, ao entrar na escola ela perde seu caráter histórico, literário sendo ensinado de forma desconecta.
Com o intuito de despertar no aluno o interesse pela leitura de textos literários e assim formar alunos mais humanos, cultos, com uma visão mais ampla de mundo, propomos um redimensionamento do trabalho com a poesia e com a música na escola.
Diante de uma grandecrise podemos observar, mais recentemente medidas institucionais para amenização, através de documentos oficiais como os PCNs, como por exemplo. Quando dizem:


Para que a aprendizagem da música possa ser fundamental na formação de cidadãos é necessário que todos tenham a oportunidade de participar ativamente como ouvintes, intérpretes, compositores e improvisadores, dentro efora da sala de aula. Envolvendo pessoas de fora no enriquecimento do ensino e promovendo interação com os grupos musicas e artísticos das localidades, a escola pode contribuir para que os alunos se tornem ouvintes sensíveis, amadores talentosos ou músicos profissionais(...). ( PCN – Arte. 2001, p. 75)


Partindo dessa problemática a música não deve ser concebida como mera emissão de sons,pois possui uma linguagem com muitas riquezas na produção de sentido. Por isso esse trabalho visa justamente à valorização do arcabouço de conhecimentos produzidos pela música, visando à formação de educandos mais críticos e reflexivos.
3 - CONTEÚDOS

3.1 ESPECÍFICOS
* Gênero literário e não-literário
* Interpretação de textos
* Gramática (Figuras de linguagem epensamentos de construção)
* Tipos de linguagem


3.2 TRANSVERSAIS
* Cidadania
* Cultura nacional
* Pluralidade cultural


3.3 INTERDISCIPLINAR
* História
* Religião
* Artes


4 - OBJETIVOS

4.1 GERAL
* Propiciar um ambiente pedagógico pelo qual o aluno se aproprie da poesia através da música, contribuindo assim, para sua formaçãohumana e também como leitor critico da realidade.


4.2 ESPECÍFICOS
* Ensinar a poesia através da música de modo que ao término desse projeto o aluno saiba analisar um texto literário, interpretá-lo e despertar o seu interesse;
* Leitura do texto musical;
*Reflexão sobre os elementos lingüísticos que contribuem para a construção da música.



5 - METODOLOGIA...
tracking img