Poemas na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1429 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O POEMA NA ESCOLA



Laize Jessica Kertzendorff

Professor- Almir João Luis
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Letras- Língua Portuguesa e respectiva Literatura (LED0066) – Prática do Módulo IV
10/05/11





RESUMO


O poema vinha sendo tratado como um texto simplesmente literário, sem concepções para o ensino - aprendizagem dos alunos, mas hoje com a iniciativa do governofederal os poemas voltaram a habitar os livros didáticos, mas é justamente aí que está a nova questão, estão sendo colocados fragmentados nos livros didáticos, fazendo referência apenas a trabalhar questões morfológica, léxicas e sintáticas, com termos superficiais como personagens e lugares quando seria de suma importância também trabalhos mais abrangentes como a verdadeira concepção que o poemaprocura transmitir, o autor, a obra, a estrutura do texto, sua disposição no papel, diversos são os ângulos em que o poema poderia ser trabalhado sem necessariamente estar preso ao livro didático. Faço menção de ressaltar que a incumbência de fazer estas diferentes abordagens fica a cargo do professor, porém a família, assim como a escola, compõem o quadro de fatores que contribuíram para a exclusãodestes poemas, já que a falta de incentivo constitui-se no maior problema em termos literários nas escolas.

Palavras- chave: Poema. Ensino. Abordagens.



1 INTRODUÇÃO


O poema é muitas vezes equivocadamente confundido com a poesia, embora de mesma etimologia e de poderem estar juntos, são termos diferentes para diferentes questões. O poema trata de frases dispostas em versos, com rima eritmo, dispostos em estrofes, podendo ou não conter poesia. A poesia pode ser definida como a essência de tudo que toca a alma, podendo ser em verso ou em prosa, já o poema é caracterizado por ser um texto de percepção estética, devido a sua disposição no papel.


Refletir sobre as diferentes abordagens que o poema tem na escola constituirá em um meio de análise e posteriormente colocação emsala, das práticas e concepções adotadas como métodos pelos autores que embasaram esta prática.


Iniciamos com a tradicional abordagem dos poemas feita pelos livros didáticos, seguindo se das concepções adotadas como relevantes para a prática docente com a inserção dos poemas em sala e por fim tratamos da importância do poema e também da forma como é trabalhado com os alunos.





2DIFERENTES ABORDAGENS DO POEMA NA ESCOLA


[...] O termo ‘poema’ designa um texto caracterizado por uma unidade de forma e de sentido, em que a orgânica dos segmentos regulares ou dos períodos e parágrafos encerra uma unidade de sentido. Evidentemente, a organicidade do poema independe da sua extensão: desde um haikai até 8816 versos dOs Lusíadas, uma unidade formal e semântica preside opoema. [...]. (MOISÉS, 2003, p. 131).

O poema em âmbito escolar é trazido muitas vezes somente no livro didático. E este por sua vez o traz com o intuito de torná-lo uma atividade, fragmentando-o em aspectos gramaticais, lexicais, sintáticos. As atividades que os livros didáticos proporcionam, são superficiais do ponto de vista do poema como um todo, já que os aspectos inerentes a relaçãoleitor x autor, transmissão, significação são raramente tratados nos livros didáticos, deixando então a cargo do professor trazer as diferentes formas de abordagem de um poema.

O poema caracteriza-se por ser um texto de estética, sobre isto Lima (1979, p.22 apud JAUSS, 1956) destaca: “Na reação de prazer ante o objeto estético, realiza-se [...] uma reciprocidade entre sujeito e objeto, emque ganhamos interesse em nossa ausência de interesse.”


Podemos considerar as diferentes formas de se ler um poema em sala, sendo caracterizadas como estratégias já que o que por fim se busca é a interação entre aluno e poema. Uma estratégia que é dada pelos manuais didáticos é a leitura dramatizada. Com anterior preparação dos alunos, recitam-se os poemas em datas festivas na escola,...
tracking img