Poemas camonianos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Secundária C/ 3º Ciclo de Ferreira Dias
Sequência de Ensino-aprendizagem: Lírica camoniana
10º Ano - Português Professora: Alice Malato

Trabalho de Grupo
Objectivos do trabalho:
● Ler uma imagem ● Ler analitica e intertextualmente um poema; ● Redigir itens de resposta curta ou extensa; ● Ler expressivamente/ declamar / dramatizar um poema; ● Expor oralmente as conclusões do trabalhorealizado anteriormente.

Avaliação:
Pretende-se avaliar:  Criatividade - 60%  Competência do oral - Expressão Oral: Capacidade e segurança da expressão oral - 140%  Competência da leitura- • Profundidade e correção da análise do poema - 200% • Correção da expressão escrita

Explicitação das fases do trabalho:
• Leitura de uma imagem; • Leitura analítica e intertextual de poemas, apartir de tópicos fornecidos pela professora; • Redação dos resultados da análise do poema; • Entrega do trabalho escrito, no dia da apresentação oral; • Preparação da apresentação oral.

Apresentação oral: cerca de 40 minutos

Corrente Tradicional
Guião de Análise Poema: “Aquela cativa” ( Manual – Português Dez, pp. 70-71) 1. Ler a imagem: observar; sentir; descrever; interpretar. 2. Interagir:relacionar a imagem com o texto. 3. Leitura expressiva / declamação /dramatização do poema. Orientação de Leitura

1. Atenta nos dois versos iniciais do poema(em itálico). 1.1. Refere a sua função. 1.2. Salienta o seu valor enquanto marca autobiográfica da composição. 2. Divide o poema em partes lógicas e resume o conteúdo de cada uma delas. 3. Ao longo destas endechas, o poeta apresenta ecaracteriza uma mulher. 3.1. Enumera as características físicas e espirituais que ele destaca. 3.2. Indica os processos utilizados pelo sujeito poético para realçar a beleza de Bárbara, explicitando o seu valor expressivo. 3.3. O texto estabelece um contraste entre o retrato de Bárbara e um outro ideal de beleza feminina. Descreve-o.

4. Explica como o trocadilho com as palavras cativa e cativo ajudaa compreender a relação social e a ligação amorosa existentes entre o sujeito liríco e Bárbara. 5. Explicita o sentido dos versos “bem parece estranha, mas bárbora não.” (vv. 33-34), partindo do carácter polissémico da palavra destacada. 6. Identifica o tema do poema. 7. Descreve formalmente a composição (tipo; métrica; rima; esquema rimático e estrofes). Funcionamento da Língua 1. A localizaçãoda amada face ao sujeito de enunciação, quer no início, quer no fim do poema é feita através de um deíctico. 1.1. Aponta-o. 1.2. Identifica o tipo de referência deíctica aí presente. 1.3. Justifica a alteração do deíctico do início para o final do poema. 2. Atenta nos versos 31 a 34: Leda mansidão que o siso acompanha; bem parece estranha, mas bárbora não. 2.1. Reescreve-os, substituindo aspalavras sublinhadas por sinónimos. 3. Elabora frases nas quais integres: a. uma palavra homógrafa de “molhos” (v. 8) b. uma palavra homófona de “vão” (v. 24) c. uma palavra homónima de “são” (v. 26)

Corrente Clássica
Guião de Análise Poema: “Um mover de olhos brando e piadoso,” Um mover de olhos brando e piadoso, sem ver de quê; um riso brando e honesto, quase forçado; um doce e humilde gesto, dequalquer alegria duvidoso; um despejo quieto e vergonhoso; um repouso gravíssimo e modesto; ua pura bondade, manifesto indício da alma, limpo e gracioso; um encolhido ousar; ua brandura; um medo sem ter culpa; um ar sereno; um longo e obediente sofrimento; esta foi a celeste fermosura da minha Circe, e o mágico veneno que pôde transformar meu pensamento. 1. Ler a imagem: observar; sentir;descrever; interpretar. 2. Interagir: relacionar a imagem com o texto. 3. Leitura expressiva / declamação /dramatização do poema.

Orientação de Leitura 1. O retrato de mulher que aqui é feito parece muito exaustivo. 1.1. Faz o levantamento de todos os elementos que são caracterizados pelo sujeito lírico e das qualidades físicas e/ou morais que lhes são atribuídas. 1.1.1. Do levantamento feito...
tracking img