Poder e norbert bobbio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (612 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DO TEXTO:
“O ESTADO E O PODER” – NOBERTO BOBBIO




















São Paulo – 2003

O Estado e o Poder


A teoria do poder consiste em um todo que engloba ateoria política e a do Estado.
Tendo em vista que a última está contida na segunda, tem-se como definição que Estado (ou “sistema político”) é detentor do poder, enquanto política é “a forma, adistribuição e exercício” do mesmo.
Sendo assim, percebe-se uma clara distinção entre Estado e política, além de uma similaridade entre ambos: a presença do poder, que pode ser analisadoatravés de três teorias fundamentais.
A primeira, a substancialista, interpretada por Hobbes, consiste na visão do poder como um meio para se conseguir efeitos desejados. Já a próxima, descrita porLocke, é a subjetivista onde o poder é visto como uma capacidade de obtenção desses efeitos. Porém a teoria mais aceita na contemporaneidade, é a relacional que diz que o poder é uma relação que implicana indução comportamental de um individuo por outro, o que gera uma ausência de liberdade.
Nessas relações, é necessária a diferenciação entre poder político dos outras formas. Para isso,foram criadas teorias que descrevem as diversas maneiras de exercer o poder.
As definições de poder de Aristóteles, baseadas nos interesses, e as de Locke, na legitimidade, são ineficientes; umavez que levam em consideração um poder político ‘ideal’ e não ‘real’.
A melhor teoria do poder político é aquela que o trata como sendo fruto da soberania e exclusividade do uso da força sobreum território. Fato que é condição suficiente para a execução desse tipo de poder. tal teoria nasce na medievalidade com os juristas medievais.
Esse tema do Estado (resumido como poder político)como soberano e monopolizador da força ( meio de coação) foi abordado, também, por Jean Bodin, Hobbes e Weber.
Com isso, tendo definido poder político, pode-se observa-lo em conjunto com...
tracking img