Poder simbolico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (637 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que se pode entender por poder simbólico?
Senso comum nos dá uma dimensão básica banal, da nossa realidade, nós tomamos como algo natural o que constitui nossa existência. O poder simbólico éaquele poder que trata das condições cognitivas ou aquilo que vai constituir a nossa noção de mundo, nossa ideia de mundo. Certa recorrência ao sistema simbólico que nos cerca defini o nosso mundo.Isso é o poder simbólico. Existem relatos de historiadores portugueses que vieram conquistar a América que os índios não conseguiram perceber a chegada dos navios, então foi necessário que osconquistadores e os líderes das tribos fizessem um grande trabalho simbólico para que as percepções indígenas pudessem entender e apreender o navio, pois não fazia parte do sistema simbólico dos índios. Damesma forma, na nossa concepção os símbolos passam a constituir o que nós conhecemos.
O poder simbólico trabalhar com isso? O poder simbólico trabalha a partir de sistemas simbólicos. O sistemasimbólico só pode ser visto de maneira dupla, ou seja, dupla mordedura. É um sistema simbólico estruturante e não estruturado. Ele monta uma estrutura estruturante de símbolos de uma mesma estruturaestruturada, ou seja, existem símbolos que são ao mesmo tempo constituindo e constitutivos.
Você enquanto jurista, enquanto iniciário parece dado a vocês conceito que são estruturantes. Ou seja, você começaa unir esses conceitos enquanto usa na realidade. Conceitos estruturantes precisam ser reproduzidos e eles se tornariam estruturados.
(Seria como se nós estivéssemos sendo apresentados a certossímbolos e a partir do conhecimento desses símbolos tenderíamos a compreender a realidade jurídica e a reproduzi-las). Não só no aspecto de afetar o cognitivo, mas também no aspecto prático. Você vai aotribunal e reconhece lá uma estrutura (conjunto de funções, rituais que são utilizados, que aquilo é aquilo). Ex: a noção de Estado é a noção de Estado. O sistema simbólico já é dado previamente...
tracking img