Poder politico

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO / EaD
DISCIPLINA: CIÊNCIA POLÍTICA
Rua Olavo Bilac,1148 – Centro Sul
Cep: 64280-001 – Teresina-PI – Brasil

SEMINÁRIO DE – CIÊNCIA POLÍTICA

O Uso da força física é o meio pelo qual o poder é exercido. Essa é uma condição necessária, mas nãosuficiente do exercício do poder. Sendo assim, discuta o que torna o Poder Político diferente de outras formas de poder que se utilizam da força com recurso.

1. DEFINIÇÃO: PODER POLÍTICO:

É o PODERque se fundamenta na posse dos instrumentos mediante os quais exerce a força física , isto é através de das armas de qualquer espécie e grau; é o único que detém o poder de coação sobre todos osindividuas sob sua tutela.

2. O EXERCÍCIO DO PODER POLÍTICO:

O poder político é exercido pelo Estado, a partir do momento em que o Individuo troca sua liberdade individual pela segurança, pois,somente o Estado tem a prerrogativa de pode usar sua força de forma imperativa, não existindo outra forma de poder que concorra com este, para se fazer respeitar, o Estado detém o monopólio exclusivo douso legítimo da força física sobre os indivíduos que integram uma Sociedade;

3. CARACTERÍSTICAS:

a) Exclusividade: não permite em seu domínio, a formação de grupos independentes, ou seja, oEstado tem o caráter Monopolista.

b) Universalidade: somente o Estado pode tomar decisões em nome de toda a coletividade que ele representa.

c) Inclusividade: somente o Estado tem a prerrogativade definir as áreas em que ele irá ou atuar, conforme o tempo, as circunstâncias e o interesse público.

d)Permanente, pois não existe prazo determinado para sua instição.

e) Legitimidade:segundo Weber, é o monopólio do uso legitimo da força físcia sobre todos os indivíduos que integram uma sociedade.

4. DIFERENÇA DO PODER POLITICO DO PODER PARALELO:

O que torna o Poder Político...
tracking img