Poder, politica e estado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (565 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Poder, Politica e Estado


Como Surgiu o Estado Moderno
O estado moderno surgiu na segunda metade do século XV, a partir da desintegração do mundo feudal e das relações políticas até entãodominantes na Europa.
Os senhores feudais tinha o poder de tudo eles mantinham o controle da maior parte de terras e sobre toda a sociedade.

O Estado absolutista
O absolutismo como uma forma degoverno autoritário, que está nas mãos de uma pessoa ou um grupo social. Estes tem o poder absoluto sobre o estado. Com essa idéia em mente não é de admirar os abusos que foram cometidos pelosgovernantes.
 O absolutismo seria a expressão política do mercantilismo. Para tudo isso acontecer, foi necessário a ajuda dos pensadores dos que idealizaram essa forma de governo.

O Estado liberal

OEstado liberal espera que as coisas se modifiquem sem uma intervenção individual, ou de grupo, e ao mesmo tempo se ajustem de tal forma que as coisas se relacionem de forma natural, sem que o Estado tenhaa sua intromissão direta no processo de produção, como também no consumo, visto que as liberdades individuais devem ser respeitadas para que tudo se acomode de forma comum e simples.

O chamadoEstado neoliberal

Neoliberalismo é a resposta à crise do capitalismo decorrente da expansão da intervenção do Estado, antagônica à forma mercadoria, ainda que necessária para sustentá-la. Democracia, representação e partido politicos

As diversas formas que o estado assumiu na sociedade capitalista estiveram ligadas á concepção de soberania popular que no caso é a base da democracia. Oliberalismo foi forçado a seder o poder de voto para o povo com muitas lutas eles acabaram sedendo. As pessoas que votavam eram apenas homens adultos economicamente independentes poderiam votor as mulheresconseguiram o poder de voto em 1828.
á necessidade de preencher alguns criteriospara haver democracia num pais:
Eleições competitivas livres e limpas para olegislativo e o executivo, direito de...
tracking img