Poder politica e estado moderno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE ESTUDOS EINSTEIN

GABRIEL PEREIRA VILHENA

SOCIOLOGIA

ANANINDEUA
DEZENBRO - 2012

CENTRO DE ESTUDOS EINSTEIN
GABRIEL PEREIRA VILHENA

SOCIOLOGIA

Nota:
Trabalho elaborado para
Recuperação de Sociologia, sob.
Orientação da Diretoria,
1ª Ano do ensino médio

ANANINDEUA
NOVEMBRO - 2012

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO....................................................................................... 4
2 – PODER, POLÍTICA E ESTADO MODERNO .....................................5
2.1 – ESTADO ABSOLUTISTA.....................................................................5
2.2 – ESTADO MODERNO...........................................................................5
2.3 – ESTADO LIBERAL..............................................................................6
2.4 – ESTADO DE BEM ESTARSOCIAL.......................................................6
3 – CONCLUSÃO.........................................................................................7
4 - REFERÊNCIAS.......................................................................................8

1 - INTRODUÇÃO Pág. 4

A Idade Média foi um períodode mudanças radicais na civilização ocidental. Uma era de transição na economia com o capitalismo nascente rompendo as formas feudais, a cultura com o brilho do renascimento, e na religião com a contestação da Reforma Protestante.
Nesta época o homem revolucionou os mapas geográficos conquistando novos continentes. Cresceu o mundo e com ele as fronteiras da mente humana.
Neste trabalho falaremosde como essa mudanças políticas teve efeito na sociedade da época. Quem foram os teóricos que deram apoio a essas novas visões política, que marcou o fim da idade média e o começo da idade moderna. A criação de um estado mais democrático, direito a liberdade e voto de nossa era contemporânea.

2 - PODER, POLÍTICA E ESTADO MODERNO Pág. 5
2.1 - Estado Absolutista
O que foi oestado absolutista?
No continente europeu surgiu a partir do século XI, no período da Baixa Idade Média, pela aliança entre reis e burgueses e a necessidade socioeconômico e política da época. Uma espécie de centralização do poder. Começou na idade média e tomou forma na idade moderna.
Para uma definição mais exata pode-se classificar o absolutismo como uma forma de governo autoritário, que estánas mãos de uma pessoa ou um grupo social. Estes tem o poder absoluto sobre o estado. Com essa ideia em mente não é de admirar os abusos que foram cometidos pelos governantes.
O absolutismo seria a expressão política do mercantilismo. As mudanças culturais através do Renascimento, na sociedade, ajudaram a reestruturar a visão política da Europa. Sem a interferência da igreja, muitas teoriassurgiram para justificar o estado absolutista.
Um dos principais teóricos foi Thomas Hobbes (1588-1619) que melhor definiu a ideologia absolutista. Sua obra foi o livro Leviatã, onde mostra sua ideia de um estado poderoso e dominante. Este é necessário para manter a ordem do governo, sem ela os homens viveriam em constantes guerras. Como se o monarca fosse o protetor da lei e da ordem.
Para Hobbes, oestado absoluto surgiu em função do avanço da sociedade. Que antes era primitivo, sem leis, cada um por si.
2.2 - Estado Moderno.
O Estado Moderno serve de base à Ciência Política. Esta é uma consequência da própria modernização da sociedade que começa no séc. XVI e culmina com a Revolução Industrial. Este processo tem um elemento central, o avanço tecnológico. Essa modernização possibilitaigualmente uma maior mobilidade social. A sociedade moderna é caracterizada pela tecnologia, pelo aumento da produtividade, pela mobilidade da população e pelo aparecimento de novos grupos sociais. É a época da ascensão da Burguesia. Estado Moderno é a nova forma de legitimação de poder. Antes quem legitimava o poder era um Deus Absoluto, mas quem vai se tornar o novo elemento legitimador é o Povo....
tracking img