Poder: nem todos temos.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (825 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Maquiavel 2010
Thomaz Wood Jr. 18 de novembro de 2010 às 14:28h
O novo livro de Jeffrey Pfeffer, notório professor de management de Stanford, explica por que algumas pessoas têm poder e outras nãoPower: why some people have It – and others don’t, livro do professor Jeffrey Pfeffer, cumpre o que promete: mostrar aos leitores como aumentar seu poder nas organizações. Inadvertidamente, o autorinaugura uma nova corrente entre os livros de autoajuda nos negócios: a dos livros amorais. À corrente dos livros hipócritas, pregando o líder bom moço, capaz de salvar a empresa e o mundo, Pfeffercontrapõe uma perspectiva crua e pragmática.
O leitor menos avisado talvez tome o conteúdo ao pé da letra, o que parece ser intenção do autor. Melhor uso fará quem o tomar como um retrato sem retoquesdo estado das coisas no mundo do darwinismo corporativo, no qual impera a lei da selva, reina o individualismo e sobrevive o mais apto.
Os alpinistas corporativos, espécimes permanentementeorientados pelas luzes do poder e preocupados com sua própria carreira, certamente se identificarão. Então, que se preparem para a escalada. O caminho é árduo e a competição é dura. E, pior, mesmo após chegarao topo, a permanência não é garantida.
Segundo o autor, a primeira coisa a fazer é abandonar a noção de que o mundo é justo. Nas empresas, o poder não flui para as mãos dos mais sábios ecompetentes. Ele segue para aqueles politicamente mais hábeis. Negar tal realidade é recusar o fato de que organizações são, em sua essência, sistemas políticos, alguns deles bem degenerados. Pfeffer citaestudos e exemplos que mostram que nem mesmo um bom desempenho é condição necessária para se conseguir poder. Enfim, exceto para os impúberes e os cronicamente ingênuos, Papai Noel realmente não existe.Como chegar lá? O autor identifica algumas características-chave. Primeiro, ambição e energia, essenciais para ajudar a enfrentar o tédio e a aridez do trajeto. Depois, vêm a capacidade de reflexão, a...
tracking img