Poder nacional - araujo castro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Geopolítica 2º Termo
CASTRO, Araújo. “O poder nacional, Limitações de ordem Interna e Extarna”. In Parcerias Estratégicas, Brasília, 1999
Considerações gerais Poder   Visão subjetiva: autonomia de uma vontade dirigente, faculdade ou possibilidade de ação; Visão objetiva: se identifica com a própria exteriorização desse Poder, em suas manifestações de força ou dominação, ou sob a forma demeios e elementos que, por sua vez, propiciem o exercício do poder faculdade pelo corpo político. Max Weber – poder é “a oportunidade que possui o individuo, ou um grupo, de impor a sua vontade na ação comum, mesmo contra a resistência de outros que dela participam”. Poder Nacional (Guerreiro Ramos) – “conjunto de todos os grupos e indivíduos dirigentes que desempenham papel ativo na organização de umpaís; de todos os elementos políticos por excelência que concentram em suas mãos a direção econômico-social, o poder militar e as funções administrativas”. Limitações de ordem interna: Poder Nacional como ”a expressão integrada dos meios de toda ordem de que a Nação efetivamente dispõe no momento considerado para promover, no campo internacional e no âmbito interno, a consecução e a salvaguardados objetivos nacionais, a despeito dos antagonismos existentes”. Limitações de ordem externa: atenção solicitada para as questões de limitações, impostas ou consentidas (e serão autolimitações) da soberania nacional. Não é possível considerarmos um conceito único, imóvel e intangível de Poder Nacional. Visão mais simplista: poder nacional como Poder de uma nação.

 



 

Limitaçõesde Ordem Interna  Elementos do Poder Nacional de um E, na medida em que o Poder de uma nação dependa das características de sua terra, da abundancia e aproveitamento de seus recursos naturais, do valor quantitativo e qualitativo de seus homens e da solidez de suas estruturas institucionais. A terra:  Elemento mais estável de que depende o poder de uma nação.  O poder tem incontestável tendênciapara estabelecer o seu habitat nas grandes massas territoriais. O fenômeno de integração e de continentalismo que se observa na Europa, na Ásia e no Oriente Médio, parece traduzir uma aceitação de certas realidades inelutáveis ligadas à base física do poder.  Existem indícios seguros de que estamos na época dos países-massa: EUA, Russia, China, Brasil, India, Canada, etc. Os progressos da técnicae o advento de novas formas de energiavieram permitir uma infinitamente melhor utilização de recursos naturais que, pela lei das probabilidades, mais facilmente se encontram em países de grande massa territorial.  A posição é fator de suma importância. De acordo com Mackinder, “a posição geográfica de uma nação é o principal fator determinante de sua política exterior; a razão principal pelaqual essa nação deva mesmo possuir qualquer política exterior”. Ela determina, ademais, se tal ou qual país está destinado a tornar-se uma potencia marítima ou uma potencia terrestre. Determina também o tipo de alianças a procurar, de perigos a afastar, de objetivos a alcançar.



Geopolítica 2º Termo
 Os recursos naturais:  Uma situação, mais ou menos permanente, de escassez de produtosalimentícios constitui uma grave vulnerabilidade do Poder Nacional de um E. Todos os países visam a uma certa autossuficiência, seja pelo desenvolvimento de recursos novos, seja pela técnica dos substitutos, seja pela estocagem.  Destaque para a importância do petróleo, fator que determina quase toda a política das grandes potencias na área do Oriente Médio.  O Poder Nacional de um E hoje édeterminado, de maneira preponderante e talvez de maneira decisiva, pela sua capacidade industrial. Hoje potencias militares e industriais se confundem e nenhum país pode aspirar a uma situação de hegemonia ou de liderança sem afirmar-se como uma grande potencia industrial. O homem:  Um povo altamente civilizado, livre, colocado em alto nível de cultura ciência e tecnologia é um fator positivo na...
tracking img