Poder mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Como medir o sucesso dos países e organizações
“Desde que comecei a trabalhar com empresas, aprendi que indicadores funcionam como vetores de mudança de comportamento”, afirmou Paulo Branco,sócio-diretor da Ekobé, durante a abertura de mais um Encontro de Sustentabilidade, realizado pelo Banco Real no último dia 28 de outubro. Essa frase deu o tom do debate, mediado por Paulo, entre trêsespecialistas internacionais que vieram para explicar porque defendem a necessidade da adoção de um novo indicador para medir o desenvolvimento mundial, o FIB (Felicidade Interna Bruta).
Karma Dasho Ura,vice-presidente do Conselho Nacional do Butão e membro da Comissão do FIB do Ministério do Planejamento do Butão, Susan Andrews, psicóloga e antropóloga pela Universidade de Harvard e coordenadora doFIB no Brasil, e Michael Pennock, consultor para a ONU no desenvolvimento dos indicadores do FIB no Butão e coordenador da colaboração internacional na implementação do FIB, explicaram aos clientes,parceiros e funcionários presentes ao Encontro o que é o conceito e como ele vem sendo adotado no Butão, um país de quase 700 mil habitantes na Ásia.

Os três apresentaram dados para provar quedesenvolvimento econômico nem sempre vem acompanhado de bem-estar social, e que mesmo países que enriqueceram nos últimos anos não necessariamente têm cidadãos mais felizes. Além disso, a questãoambiental não vinha sendo considerada ao se falar em desenvolvimento econômico, e isso trouxe grandes prejuízos a povos inteiros.
Tanto em países quanto em empresas, ganhar dinheiro apenas parece não sermais suficiente. O canadense Michael Pennock ressaltou o dilema que as corporações estão enfrentando: os melhores funcionários não buscam apenas bons salários – eles querem oportunidade de crescimento,desafios, respeito e valores alinhados aos seus. O mesmo acontece nos países: comemorar o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) não parece fazer sentido quando a desigualdade não diminui, e...
tracking img