Poder local

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (359 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O texto comenta as relações entre o poder local, as políticas sociais e a sustentabilidade no decorrer dos anos setenta, oitenta e noventa. A conexão entre estas ideologias acontece principalmentepor movimentos sociais, que vão ganhando forças ao longo dos anos com a melhora da qualidade da participação do poder local na gestão da coisa pública e nas tomadas de decisões que atingem seu meio.
Acontextualização da sustentabilidade em relação às políticas e aos atores sociais acontece segundo os princípios que entendem que o equilíbrio entre população, capacidade do meio ambiente evitalidade produtiva é diretamente vinculado ao bem estar social e ambiental.
A essência do artigo é então a importância dos atores sociais participarem de forma inteligente do desenvolvimento das políticaspúblicas, com o intuito de aprimorar o foco e o funcionamento das intervenções do Estado no entorno do local, visando minimizar os impactos negativos e a dependência.

Expressões mais utilizadas:
-a participação se torna um meio fundamental de institucionalizar relações mais diretas, flexíveis e transparentes que reconheçam os direitos dos cidadãos;
- capacidade de auto-organizar-se e dedesenvolver a democracia direta, transformando as carências do seu entorno de moradia em práticas reivindicatórias.
-A participação deve ser entendida como um processo continuado de democratização davida municipal, cujos objetivos são: 1) promover iniciativas a partir de programas e campanhas especiais visando o desenvolvimento de objetivos de interesse coletivo; 2) reforçar o tecido associativo eampliar a capacidade técnica e administrativa das associações e 3) desenvolver a participação na definição de programas e projetos e na gestão dos serviços municipais.
- a noção de desenvolvimentosustentável à necessária redefinição das relações sociedade humana - natureza e portanto, a uma mudança substancial do próprio processo civilizatório.
-O principal desafio que se coloca nos dias...
tracking img