Poder empregaticio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (724 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PODER EMPREGATÍCIO

Sanções disciplinares aplicadas ao empregado



 Gravidade da falta cometida A penalidade a ser aplicada deve ser proporcional à gravidade da falta, sob pena deresponsabilidade por abuso do poder de comando.
Gradação de penalidades:
- advertência verbal.
- advertência escrita.
- suspensão (afastamento das atividades/ desconto salarial dos dias de suspensão edo descanso semanal remunerado (DSR)/ prazo máximo de 30 dias (suspensão superior a 30 dias importa rescisão injusta do contrato de trabalho – CLT, art. 494)
Demissão por justa causa – falta graveou reincidência em faltas leves.
 Atualidade A reprimenda deve ser aplicada de modo imediato; a não aplicação imediata gera perdão tácito.
 Imediação Deve haver vinculação direta entre falta epunição/ não é lícita a aplicação de dupla penalidade por uma só falta cometida.




 Observações Falta grave no período de aviso prévio retira do empregado qualquer direito a indenização;ocorrendo qualquer das faltas graves previstas no art. 482 da CLT no curso de aviso prévio (exceto abandono de emprego) acarreta justa causa.
Se o empregador se enganar no momento de enquadrar afalta grave cometida (se anotar “roubo” em vez de “furto”, por exemplo), isso não tornará nulo o inquérito administrativo de apuração nem a efetivação da rescisão por justa causa.
O empregadodispensado por justa causa ficará impedido de sacar os valores do FGTS em razão da rescisão – os valores ficarão depositados em conta vinculada.


Rescisão indireta Situação em que o empregado ingressajudicialmente pleiteando a rescisão indireta do contrato de trabalho por ter havido falta grave do empregador



 Configuração Quando o empregador pratica falta grave (situações previstas no art.483 da CLT), ao empregado é facultado ingressar judicialmente pleiteando a rescisão indireta do contrato de trabalho além de indenização por danos morais.
O empregado pode pleitear judicialmente a...
tracking img