Poder de acordo com deleuze

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (644 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
“Passamos de um animal a outro, da toupeira à serpente, no regime em que vivemos, mas também na nossa maneira de viver e nas nossas relações com outrem.” (Deleuze, Gilles, página 223, Post-Scriptumsobre as Sociedades de Controle, de maio de 1090)
Historicamente, Foucault determinou uma progressão da sociedade em duas fases: a sociedade de soberania e a sociedade disciplinar. Nesse texto,Deleuze dá continuidade à teoria de Foucault e determina uma nova sociedade que sucede a sociedade disciplinar, concordando sobre a brevidade desses modelos. No trecho destacado, o autor trata de sua novateoria – a sociedade de controle – em relação à última proposta utilizando de uma metáfora.
As toupeiras seriam a sociedade de disciplina: interiorizadas, vivem em bando, cavam buracos, sãoensinadas a fazer isso e só isso. O homem disciplinado era fechado no espaço. Ficava em casa, trabalhava em uma fábrica, estudava em uma escola. Todos tinham quase o mesmo destino de serem operários, comoum resquício de sociedade estamental, não tinham poder de mudanças e havia sempre um recomeço dentro de uma instituição (da escola para o exército, do exército para as fábricas). As serpentes seriam asociedade de controle: vivem na superfície, são individualistas e sempre podem armar o bote, assim como um empregado de empresa, sempre em busca de promoções e ascensões de cargo, onde o recomeço vemcomo falha – na nossa sociedade “recomeçar” vem ao vocabulário de quem perdeu tudo - e há sempre mais para se alcançar. O controle vem da falta de certeza no futuro, porque todos ali têm o poder demudar o destino. Deleuze explica esse poder através de máquinas, demonstrando que o homem controlado está conectado ao mundo por computadores, podendo ir direto à fonte ou aos superiores, enquanto ohomem disciplinado depende da organização de sindicatos e da concordância da massa.
A sociedade de disciplina pode ser claramente representada pelo modelo de produção Fordista, cujo objetivo é a...
tracking img