Poder da linguagem persuasiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (453 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A linguagem possui diversos níveis que devem ser considerados a partir da situação em que se encontra. De acordo com o autor Gabriel Chalita, em “A sedução no discurso”, o praticante de direito temum papel decisivo frente a justiça, condenar ou absolver um réu, e a arma principal a ser utilizada é a sedução durante a defesa ou acusação.
Ter a palavra como uma ferramenta de trabalho pode setornar o sucesso ou fracasso de muitos operadores. Aprender e utilizar de forma correta esse instrumento para argumentação e convencimento diante de um tribunal de júri é, sem dúvida alguma, a carta namanga de muitos profissionais.
Conforme o escritor dessa obra “é fundamental levarmos em consideração o tom de voz, o ritmo das frases e o modo como são articuladas pelo falante”. A postura dooperador de direito é que dará a primeira, boa ou má, impressão de seu caráter. Então, além da linguagem deve ser observada a expressão corporal incorreta a fim de ser evitada.
Gabriel Chalita também dáênfase no poder do silêncio, onde o mesmo cita que “O silencio funciona, portanto, como um signo, com significados que variam de acordo com o contexto, a forma e o momento do discurso em que seinsere.”
Outro poder da palavra que se insere nesse contexto é a argumentação que deve ser impecável e convincente, pois se não houver esses adjetivos na hora do discurso, a finalidade do caso será aderrota, que implicará também na impressão da má formação do profissional.
Outro ponto a ser discutido, que também é citado pelo autor é a retórica, que consiste na arte de usar bem as palavras e detodos os outros recursos que estão ligados a mesma, que irão produzir um determinado efeito para com o ouvinte.
Diante dos acontecimentos, torna-se irrefutável a arte do convencimento, onde o objetivosingular do direito nada mais é do que enfrentar questões bastante semelhantes que dizem respeito a confrontos humanos, para a melhora da conduta da sociedade.
A postura física além de uma arma...
tracking img