Poder da leitura em nossas vidas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Como um ser pensante, o ser humano, desde o início dos tempos efetivou-se como um dominador. Ele primeiro desenvolveu suas ferramentas, depois desenvolveu a linguagemarticulada e por fim, construiu sua sociedade.

Seguindo o processo de evolução, a sociedade desenvolveu-se em torno daqueles que possuíam o conhecimento e, conseqüentemente,o poder para dominar aqueles que não o possuíam. Sabia-se que a principal fonte deste conhecimento era o legado deixado por outros homens, precursores que registraram suasformas de pensar através da escrita.

Essa visão foi realmente reconhecida apenas na Idade Média, onde a grande detentora de todo esse legado era a Igreja Católica,privando o homem comum de pensar por si próprio, impodo-lhe suas ideologias e, pode-se arriscar, impedindo o processo natural de evolução.

Com a Reforma Protestante e amudança radical da forma de pensar da sociedade em geral, que não mais prestava contas ou submetia-se ao poder da Igreja, viu-se uma crescente necessidade do conhecimento, poisatravés dele, novamente o homem poderia usufruir do prazer de sua vida — pregado pelo protestantismo como forma de salvação — e voltar às suas origens como dominador,agora através do maior poder emergente: o dinheiro.

Assim a leitura foi um elemento que influenciou o desenvolvimento da sociedade em que vivemos e uma das grandesresposáveis pelas transformações ocorridas. Hoje ela desempenha papéis diferentes: é uma prática lúdica que colabora na imaginação, no raciocínio e inclusive na inclusão social dohomem, no seu poder de argumentação, na visão crítica de mundo, na informação instantânea em tempos de globalização e até na mudança da forma de pensar dessa mesma sociedade.
tracking img