Poder constituinte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (844 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Poder Constituinte

3.1 Poder Constituinte
Trata-se de um poder politico, supremo e originaria, encarregado de elaborar a primeira Constituição, de um Estado (poder constituinte histórico) oucriar uma nova Constituição, seja em decorrência de revolução (poder constituinte revolucionário), seja de transição constitucional (poder constituinte transicional).
Doutrinariamente, o poderconstituinte originário costuma ser divido em dois momentos que, antes de serem antagônicos, são complementares. O poder constituinte material e o responsável por eleger os valores e serem consagrados e aideia de direito a prevalecer, definido o conteúdo fundamental da Constituição.
Poder constituinte formal, sua função e consagrar a opção politica escolhida no plano normativo.
3.I.I O fenômenoconstituinte
O surgimento de uma nova Constituição pode ocorrer, basicamente, por dois caminhos distintos: revolução ou a transição constitucional.
A revolução se caracteriza como o triunfo não daviolência, mas de um direito diferente ou de um diverso fundamento de validade do sistema jurídico positivo do Estado. Quanto aos seus autores, as revoluções podem ser fruto de um (a) golpe de Estado, se opoder constituinte é usurpado por um governante; ou de uma (b) insurreição (”revolução em sentido estrito”), se feita por um grupo ou movimento externo aos poderes constituídos.
A partir devariados critérios, Jorge MIRANDA assinala os diferentes modos de transição, a saber:
I) transição espontânea (decidida pelos detentores do poder por sua livre opções) e transição provocada(resultante de convulsões políticas ou de outros eventos, internos ou externos);

II) transição unilateral (levada a cabo no âmbito dos órgãos constitucionais em funções, sem interferência das forçaspolitícas de oposição) e transição por transação (feita por acordo entre as forças identificadas com o regime até então vigente e as forças da oposição);

III) transição democrática ou...
tracking img