Poder Cap. 5 FERES JÚNIOR, João; POGREBINSCHI, Thamy.

2214 palavras 9 páginas
1_ Aluno:
Maurício Benjamim Schütz
2_ Aula e objetivo da aprendizagem:
Compreender a forma pela qual se estruturam as relações sociais, em especial as relações desiguais de obediência e dominação que justificam a autoridade e a natureza das obrigações. Compreender o conceito de ‘poder’ perante a sociedade e a humanidade dentre a concepção de alguns sociólogos.
3_ Referencia bibliográfica do texto lido:
FERES JÚNIOR, João; POGREBINSCHI, Thamy. Teoria Política Contemporânea: Uma introdução. [S.L.]. Elsevier, 2010. p.159-180. (Cap.5 - Poder).
4_ Síntese do texto:
‘Capacidade ou habilidade de uma pessoa ou coisa afetar outra’. ( p.159)
“Em passagem do leviatã o autor proclama: O Poder de um homem [é tão somente] os meios presentes que ele tem de obter um ganho futuro (Hobbes, 1996).” (p.159)
Contudo, muitos profissionais da ciência política adotam a definição de Max Weber, segundo a qual o poder correspondente à “ probabilidade de um ator, em uma relação social, estar em uma posição para exercer sua vontade a despeito de qualquer resistência e a despeito das bases sobre as quais essa probabilidade se assenta” (Weber, Henderson e Parsons, 1947, p. 152). (p.160)

A sociologia de produção da legitimidade do poder obtida de três forma, são elas, racional, tradicional e carismática.

Poder: entre Teoria e Empiria

Lukes deve ser o primeiro a ser analisado:
Ao contrario do modelo “clássico”, que pretende ter uma abordagem axiologicamente neutra do poder, Lukes afirma que o poder pertence à categoria de conceitos que são sempre dependentes de valores: “Tanto sua definição quanto seus uso, uma vez estabelecidos, são indissoluvelmente ligados a uma conjunto de premissas valorativas (provavelmente não declaradas), que predeterminam o escopo de sua aplicação” (Lukes, 2005, p. 30). (p.162)

Lukes apresenta três prováveis definições do conceito: unidimensional, bidimensional e tridimensional. O conceito unidimensional, seria a tomada de decisão onde há

Relacionados