Poder - Bobbino

2888 palavras 12 páginas
Introdução à Ciência Política

Aluna: Julia da Silva Monteiro R.A. :156003
Parte I

Para o autor PODER é “Capacidade de agir ou produzir efeitos” (p 933).Tanto referente aos indivíduos e grupos humanos quanto aos fenômenos naturais (poder calorífico,por exemplo).
No âmbito social o poder se torna mais preciso e seu espaço conceitual pode ir desde a capacidade geral de agir à capacidade do homem de determinar comportamento.
No poder social (pai dar ordens aos filhos e estado aos cidadão) o homem não é só sujeito ele é objeto também.Mas não é dito poder social a capacidade do homem de controlar a natureza e utilizar seus recursos naturais.
O poder sobre o homem condiciona poder sobre as coisas inanimadas (Empresa extrai recurso natural porque tem o poder de impedir que outros se apropriem ou usem o recurso).Este mesmo poder é distinto do poder sobre as coisas sendo o segundo importante no estudo do poder social (medida em que se converte um recurso para exercer o poder sobre o homem).
Definições que identificam o poder social com a posse de instrumentos que alcançam o princípio almejado devem ser recusadas,como nos casos:
HOBBES,LEVIATÃ: Poder de um homem consiste nos meios de alcançar alguma aparente vantagem futura
GUMPLOWICS: Poder consiste na posse dos meios de satisfazer as necessidades humanas e na disponibilidade livre desses meios para o detentor.
PODER é entendido como algo que se possui contudo, o poder não existe como uma coisa que possibilite sua posse .É uma forma de relação entre as pessoas.
PODER é o poder do homem sobre outro homem excluindo o poder sobre si mesmo (força de vontade). Neste caso o exercício do poder começa e termina na esfera de uma pessoa só. O interessante para o autor é estudar o poder que uma pessoa ou grupo tem sobre outra pessoa ou grupo.
Poder é um fenômeno social de relação entre os homens. Relação esta triádica:
Especificar quem exerce poder
Sobre quem se exerce o

Relacionados