Poder aereo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1.INTRODUÇÃO
A conquista da terceira dimensão (o ar) e a introdução da aeronave como meio de combate, revolucionou por completo a maneira de fazer a guerra ao dotar os comandantes militares de um conjunto de meios que permitem um variado número de modalidades de acção, de forma rápida, flexível, com grande mobilidade e de uma eficácia tremenda, envolvendo o menor risco possível para as suasforças, de forma a resolver em seu favor o sentido das operações levadas a cabo nos tradicionais campos de batalha (terra e mar).
Actualmente, se não formos capazes de assegurar o domínio do ar, é impossível a obtenção de sucesso nos modernos teatros de operações.

“If you don’t control the air you’d better not go to war” (General Charles Horner)

“Rápido, flexível e eficiente, o Poder Aéreo é uminstrumento político sofisticado que representa, com frequência, a primeira escolha de uma Nação moderna em resposta a uma crise que requeira uma demonstração de alcance e poder”( Poder Aéreo – Perspectiva EURAC )

O presente trabalho enquadra-se no âmbito da cadeira de Operações Aéreas do Curso Básico de Comando da Força Aérea, no qual será feita uma breve descrição da génese e evoluçãohistórica do Poder Aéreo. Procurar-se-á definir Poder Aéreo nas suas vertentes restrita e alargada, dar a conhecer as teorias e concepção funcional e organizacional dos primeiros pensadores do Poder Aéreo, bem como as doutrinas subjacentes ao seu emprego. Analisar as evoluções tecnológicas e o papel que estas tiveram na forma como hoje vemos e concebemos o Poder Aéreo e os seus modos de emprego. Falar deum novo elemento no campo de batalha que são os média e por fim procurar-se-á dar uma perspectiva das evoluções tecnológicas e do futuro do emprego do Poder Aéreo.

2.ENQUADRAMENTO TEÓRICO
Ter asas e voar, desde os primórdios da humanidade que é um desejo e motivo de idolação, veja-se por exemplo, que figuras mitológicas e altas divindades aparecem várias vezes retratadas com asas, sinal deadmiração e de forte desejo em conseguir libertar-se das leis da gravidade e nem que seja por simples momentos, juntar-se ao clube restrito das aves e conseguir estar mais perto das divindades idolatradas.
O Poder Aéreo tal como o concebemos hoje, começou por ser uma ambição partilhada por muitos, mas que apenas alguns pensadores e cientistas da época, mais esclarecidos, mais astutos e maisaudaciosos se atreveram a tentar concretizar, falhando muitas vezes ao longo de vários séculos mas nunca desistindo. Homens como Arquitas (428-347 AC), Aristóteles (384-322 AC), Heron (10 AC-70 DC), Roger Bacon (1214-1294), Leonardo da Vinci (1452-1519), tentaram-no sem sucesso, mas deixaram um legado de experiencias e estudos científicos que foram sendo retomados e melhorados, até que surgiram asprimeiras realizações no âmbito do voo.
Em 1709, o Padre Bartolomeu de Gusmão realiza na corte de D. João V uma experiência com um balão de ar aquecido, sendo-lhe também atribuída a construção da “Passarola Voadora”.
Eis-nos então chegados à fase da Aerostação (o mais leve que o ar) e em 04 de Junho de 1783 os irmãos Montegolfier encheram um balão que permaneceu no ar durante dez minutos. Váriasoutras experiencias foram levadas a cabo até que em 21 de Novembro de 1783 realiza-se o primeiro voo livre de um balão de ar aquecido transportando seres humanos, Pilatre de Rozier e o Marquês D’Arlandes.
Com este primeiro voo o sonho de tantos outros pioneiros da aviação concretizou-se, o domínio do ar deixa de ser uma ficção passando a ser uma realidade e dá-se inicio a esta grande aventura queé voar.
Com o aparecimento do balão de ar aquecido, rapidamente os comandantes militares viram uma oportunidade e uma vantagem táctica do seu emprego no campo de batalha, uma vez que ao utilizarem este novo meio tecnológico podiam elevar-se vários metros acima do terreno, tendo um campo de visão mais vasto e desta forma poderem seguir as movimentações do inimigo no campo de batalha e assim...
tracking img