Pobreza e cidadania: figurações da questão social no brasil moderno.

Páginas: 3 (618 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2011
Pobreza e Cidadania: Figurações da Questão Social no Brasil Moderno.

A autora trata sobre o dualismo evidente da brasileira, tematizando o descompasso entre a representação e o real; oscontrastes de uma sociedade moderna, civilizada, mas que convive placidamente com a realidade da Questão Social.
No final da década de 80 a autora nos mostra a face desse desconcerto, uma sociedade quenão apenas se quer moderna, más uma sociedade que se fez moderna: uma sociedade que se industrializou e se urbanizou, que gerou novas classes e grupos sociais, novos padrões de mobilidade e de conflitosocial, deixando para trás o velho Brasil patriarcal, criando novos atores novos comportamentos, com isso exigindo a sua autonomia perante o Estado. Más que nunca se enfatizou a devida atenção áscausas da pobreza.
Em sua obra a autora Vera Telles aponta alguns pontos centrais como: as figurações da questão social no Brasil Moderno, os estranhos caminhos da cidadania brasileira, a figuração dapobreza transformada em natureza e o pobre ou cidadão como figuras da questão social.
As figurações da questão social no Brasil Moderno abordam a situação da pobreza contemporânea e é nesse contextoem que a autora Vera Telles propõe um novo modo de como são constituídos os lugares e as figuras da pobreza no Estado brasileiro. Retrata a pobreza contemporânea como sendo uma seqüela da questãosocial nas franjas do mercado de trabalho no submundo da economia informal no mundo rural. Um ponto cego instaurado no centro do Brasil moderno. A pobreza sempre aparece como representação do atraso, eque envergonha um país que se acostumou a pensar ser o “país do futuro”.
Sobre os estranhos caminhos da cidadania brasileira, os mesmos são considerados contrários ás experiências clássicasconhecidas, bloqueando assim os efeitos igualitários que as leis e os direitos deveriam produzir. A experiência brasileira tem como característica uma sociedade conservadora e autoritária, onde há uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tempos modernos e a questão social no brasil
  • Pobreza e exclusão social: expressões da questão social no brasil
  • A questão social no brasil: a difícil construção da cidadania"
  • Tempos modernos – charles chaplin questão social no brasil
  • Questão social no brasil: a difícil construção da cidadania
  • Questão Social no Brasil x Tempos Modernos
  • PoCONCEPÇÃO DE POBREZA E QUESTÃO SOCIAL
  • Questão social e criminalização da pobreza

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!