Pobreza desigualdade e heterogeneidade nas favelas do rio de janeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 77 (19240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE ECONOMIA MONOGRAFIA DE BACHARELADO

POBREZA, DESIGUALDADE E HETEROGENEIDADE NAS FAVELAS DO RIO DE JANEIRO

GABRIELA OLIVEIRA DA MOTTA matrícula nº: 09611338-8

ORIENTADOR: Prof. João Sabóia

MARÇO 2000

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE ECONOMIA MONOGRAFIA DE BACHARELADO

POBREZA, DESIGUALDADE E HETEROGENEIDADENAS FAVELAS DO RIO DE JANEIRO

______________________________________

GABRIELA OLIVEIRA DA MOTTA matrícula nº: 09611338-8

ORIENTADOR: Prof. João Sabóia

MARÇO 2000

As opiniões expressas neste trabalho são de exclusiva responsabilidade da autora

Dedico este trabalho a meus pais Júlio Cesar Matouk da Motta e Neyla Regina Oliveira da Motta, por entender que são os únicos responsáveispor eu ter chegado tão longe na realização de um sonho, e às minhas irmãs Alessandra Oliveira da Motta e Anna Carolina Oliveira da Motta, que completam o núcleo das pessoas mais importantes da minha vida, juntamente de minhas avós Carmen Matouk da Motta, Naydeé Abreu de Oliveira, e meus avôs Benedicto Alves da Motta e Ruy Pires de Oliveira, que sei que, onde quer que estejam, estão olhando pormim.

AGRADECIMENTOS

São muitas as pessoas a quem gostaria de agradecer, mas existem alguns agradecimentos especiais que faço questão de nomear: Primeiramente, meu orientador, prof. João Sabóia, por ter aceitado a tarefa de me orientar, apesar da urgência dos prazos, além da paciência e atenção dispensados na realização desse trabalho. Profa. Renata La Rovere, pela ajuda fundamental naconturbada fase inicial. Prof. Rossi, da UERJ, pela orientação inicial. Pierre Salama, pelas dicas e orientações, além da oferta de revisão do trabalho. Gustavo Villouta de Aranda e Serge Poulard, ambos da CEPAL, cuja ajuda foi indispensável na realização da terceira parte desta monografia. José Matias de Lima, da ENCE, e Danieli Carusi, da Secretaria do Trabalho, pela forma extraordinária com que secolocaram à disposição para ajudar com a base de dados utilizada. Paula de Andrade Rollo e Mônica dos Santos Rodrigues, cujo carinho e suporte bibliográfico possibilitaram a guinada inicial na realização do trabalho. Maria Beatriz de Albuquerque David, por ter me apresentado inicialmente ao tema, me dando a oportunidade de familiarização e envolvimento necessários. André de Albuquerque Sant’Anna,por todo o apoio. Filipe Robin Campante, que acompanhou de perto a realização desta monografia desde o início, e a quem é difícil retribuir toda a gratidão e o carinho da forma adequada. Meus pais, por todo carinho e compreensão, sempre. Minhas irmãs, pela concessão do quase monopólio na utilização do computador, e minha irmã Alessandra pela paciência na revisão de cada capítulo. E a todas aspessoas que, mesmo inconscientemente, contribuíram de alguma forma para a elaboração deste trabalho.

RESUMO
As favelas vêm sendo alvo de criticas e tentativas de eliminação ou melhoria desde o seu surgimento. Para isso, diversas políticas foram postas em execução sem que, contudo, fossem consideradas, na prática, as particularidades de cada uma no que se refere às características individuaisde surgimento e desenvolvimento. Neste trabalho, optou-se por realizar uma investigação acerca dessas comunidades, através da utilização dos dados obtidos pela Secretaria do Trabalho da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Pesquisa Sócio-Econômica das Comunidades de Baixa Renda, havendo sido eleitas as questões da pobreza e desigualdade de renda como instrumento de estudo. O objetivo destamonografia consiste na caracterização de cada comunidade no âmbito do universo do conjunto delas, já que se entende que as comparações devem ser feitas partindose de uma suposta igualdade de condições. Os principais resultados alcançados demonstram a existência de elevados níveis de pobreza, conforme esperado, porém com a presença de um fator significativo de heterogeneidade. Além disso, apesar do...
tracking img