PO59517344953T

1902 palavras 8 páginas
O PROFESSOR E SEU PAPEL NA CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO PELA CRIANÇA

Gláucia Marise Scortegagna UEPG sergio_lamana@uol.com.br
Profª Drª Célia Finck Brandt UEPG brandt@bighost.com.br

Esta investigação parte de uma dissertação de mestrado em andamento e se volta para reflexões e análises sobre possibilidades do professor contribuir para o desenvolvimento da noção de espaço pela criança de 8-9 anos. Segundo PIAGET (1993) a criança constrói as noções de espaço por meio de uma liberação progressiva e gradual do egocentrismo.
As primeiras noções construídas pela criança são referentes ao espaço prático, da ação, que ela constrói por meio dos sentidos e através dos seus próprios deslocamentos. Com o aparecimento da linguagem e da representação simbólica em geral, começa a se constituir o espaço representativo, que reconstruirá em outro plano, tudo o que o perceptivo conquistou.
As relações que conduzem a criança à construção da noção de espaço são denominadas relações topológicas, projetivas e euclidianas. No início do seu desenvolvimento, a criança constrói e utiliza relações elementares chamadas topológicas tais como: vizinhança, separação, ordem, envolvimento e continuidade. Essas relações permitem que a criança diferencie figuras abertas e fechadas, mas não permitem que ela faça distinção entre um círculo e um quadrado.
As relações que permitem a coordenação dos objetos entre si num dado ponto de vista são as projetivas. Porém, inicialmente estas não conservam as distâncias e as dimensões como um sistema de coordenadas, pois consideram seu ponto de vista como único. Citamos como exemplo, uma criança que não consegue reproduzir em desenhos vários brinquedos existentes no interior de uma caixa, pois ela, do seu ponto de vista só enxerga a tampa aberta e a frente da mesma, (comprimento e altura), estando perpendicular ao objeto (figura 1). Quando possuir a coordenação dos pontos de vista passará a enxergar nos objetos, os elementos não acessíveis à visão, mas

Relacionados