Pnl-programação neurolinguistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2211 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO GRANDE ABC
Programação
Neorolingüística

PROGRAMAÇÃO NEUROLINGÜÍSTICA
A programação neurolinguística é baseada na idéia que a mente, o corpo e a linguagem interagem para criar a percepção que cada individuo tem do mundo.o foco original da PNL (como também é chamada) era o estudo dos padrões fundamentais da linguagem e técnicas de terapeutas notórios e bem sucedidos emhipnoterapia, gestalt e terapia familiar.Mais tarde, os padrões descobertos foram adaptados visando proporcionar uma capacidade pessoal de se comunicar de forma mais efetiva e também e realização de mudanças.Apesar de todos os estudos a PNL continua a causar controvérsia,afirma que a experiência subjetiva humana da mudança jamais se repete,devido a percepção individual,que é um dos fatores que impede acomprovação.A PNL apresenta novas hipóteses que criam novas possibilidades,para estudar eficientemente os padrões da excelência humana,supõe-se que os pressupostos da PNL são verdadeiros,não por terem sido provados ,mas porque,quando são lembrados,eles dão a quem os possui um grau muito maior de liberdade de escolha e de oportunidades.
A parte "Neuro" da PNL reconhece a idéia fundamental de quetodos os comportamentos nascem dos processos neurológicos da visão, audição, olfato, paladar, tato e sensação. Percebemos o mundo através dos cinco sentidos. "Compreendemos" a informação e depois agimos. Nossa neurologia inclui não apenas os processos mentais invisíveis, mas também as reações fisiológicas a idéias e acontecimentos. Uns refletem os outros no nível físico. Corpo e mente formam umaunidade inseparável, um ser humano.
A parte "Lingüística" do título indica que usamos a linguagem para ordenar nossos pensamentos e comportamentos e nos comunicarmos com os outros.
A "Programação" refere-se à maneira como organizamos nossas idéias e ações à fim de produzir resultados. A PNL trata da estrutura da experiência humana subjetiva, de como organizamos o que vemos através dos nossossentidos. Também examina a forma como descrevemos isso através da linguagem e como agimos, intencionalmente ou não, para produzir resultados.
A PNL se relaciona com a liderança objetivando identificar e liberar habilidades de liderança, melhorar a eficácia na comunicação e nos relacionamentos, desenvolver e manter estados de excelência pessoal e abordar o trabalho de grupo com ecologia e visãosistêmica.
A PNL já foi descrita de várias maneiras; nós preferimos entender que a PNL é uma metodologia de inteligência. Também tem princípios sobre a mente, também tem procedimentos terapêuticos, mas a PNL tem elementos muito mais próximos de algo que podemos verificar por nós mesmos, muito mais próximos do nível concreto. Você talvez nunca tenha visto, ouvido ou sentido um "id" ou uma "anima", mascertamente pode comprovar por si mesmo quando está gerando uma imagem interna ou ouvindo uma voz vindo lá de dentro dizendo o que você fez de errado. A PNL usa nossas capacidades naturais, como a de imaginar, para obter resultados precisos, bem definidos no que se refere à mente, e em muitos casos com efeitos comprovados no nível físico.
A PNL iniciou-se com Richard Bandler e John Grinder, nenhumdos quais deu qualquer contributo para a neurologia, apesar das repetidas afirmações sobre a PNL ser capaz de reprogramar o cérebro. A PNL nada tem a ver com o estudo do cérebro. Tem a ver com o psiquismo das pessoas de modo a levá-las a controlar a sua vida e dando-lhes esperança, inspiração e alguma comunicação prática, modificação de comportamento e talentos motivacionais.
No Brasil, no começoda décadade 80, a Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística iniciou seus treinamentos e formações de novos profissionais na área. Seu fundador foi Gilberto Cury. Com o passar do tempo, começaram a ser criados novos Institutos no Brasil de ex-alunos da SBPNL. Gerando assim no Brasil isntitutos de 3º, 4º e 5º graus de parentescos com os Criadores da PNL (Richard Bandler e John...
tracking img