Pnl aplicada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4236 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Neste módulo você vai aprender coisas básicas e introdutórias sobre as origens da PNL, que paradigmas nutriram seus criadores, que modelos usaram, quais foram seus primeiros passos, o que buscavam e o que encontraram. Saberá os princípios básicos que norteiam qualquer bom praticante de PNL, os chamados pressupostos, crenças essenciais que deverão, a medida que você for progredindono curso, ir sendo incorporadas à sua maneira de ser. Os pressupostos são uma espécie de profissão de fé que facilita ao programador - nome dado ao praticante da PNL - conseguir os resultados que deseja, na área de atuação que se dedicar.

O programa que você começa a participar trata de um campo conhecido como Programação Neurolingüística ou PNL. A PNL é a arte e a ciência da excelência eprovem do estudo de como as pessoas bem sucedidas em diferentes campos da experiência humana conseguem seus resultados. São habilidades de comunicação que podem ser aprendidas por qualquer pessoa, não têm pré-requisitos e podem beneficiar sua vida tanto pessoal como profissional.

Durante este curso você terá acesso a muitos dos modelos que a PNL construiu nos vários campos de aplicação dacomunicação humana: terapia, negócios, vendas, negociação, direito, oratória, educação, entre outros. O enfoque será essencialmente prático, visando mudanças para você e para outros com que você utilizar tais modelos.

A PNL segue seu caminho de desenvolvimento como tecnologia. Neste exato momento milhares de centros estão se dedicando ao estudo e progresso desta tecnologia da diferentes formas. Nestecurso você terá acesso ao que existe de mais moderno na PNL. Obviamente as informações são filtradas conforme o estilo do centro e do(s) treinador(es) que as propõe. No caso presente, você terá a PNL treinada no nosso centro e que deriva do estilo pessoal do treinador que o dirige: Dr. Nelson Spritzer, um mestre em cardiologia, doutor em nefrologia, cientista laureado com prêmios internacionais porsua contribuição original no campo da ciência. Antes de tudo o Dr. Nelson Spritzer é um profissional da ajuda e, neste campo, é e sempre foi um profissional muito prático. Se quiser conhecer um pouco mais de sua bagagem científica e/ou história pessoal, recomendamos que adquira um de seus livros: “Pensamento e Mudança” ou “O Novo Cérebro”.

Como todo o campo dinâmico do conhecimento humano muda,este curso está fadado a mudar constantemente. Por isso, não se surpreenda se o curso PIT/Practitioner do próximo ano possa ser diferente deste, é uma questão de adaptação e flexibilidade, coisas que você vai aprender a desenvolver durante este PIT.

O PIT não é algo definitivo, acabado, é antes de tudo um mapa, um caminho, uma introdução ao assunto. A PNL é um modelo de como as pessoasestruturam suas experiências individuais com relação à realidade que nos cerca e nossa própria realidade interior. É simplesmente o conhecer o modo como organizamos nossos pensamentos e nos comunicamos, enquanto estamos vivos. Desde já ressalta o primeiro e mais básico pressuposto da PNL: “O MAPA NÃO É O TERRITÓRIO”. Você vai ter mapas não territórios. Aliás, nós nunca temos territórios, somente mapas. Aquestão é: seu mapa funciona para você ? caso positivo siga usando-o, caso negativo, aprenda a fazer novos mapas. É disso que este curso se trata.

A PNL é uma atitude de vida antes de ser uma gama de conhecimentos técnicos. É prática desde sua origem e em todas as suas aplicações. Portanto, não espere por textos eruditos ou teorias mirabolantes e interpretativas. Na PNL as explicações sãopobres, as ações e os resultados são impressionantes. O propósito da PNL é ser útil, ser um conjunto de ferramentas para aumentar escolhas e melhorara a qualidade de vida das pessoas. Por isso, aprenda, desde já, que as perguntas que você deve ter em mente enquanto passa pelo PIT é: “isso é útil ?”, “funciona”, “como se aplica”, ao invés de: “porque ?”, “como se explica”, “qual o significado ?”....
tracking img