Pneus inservíveis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Esta monografia tem por objetivo mostrar os impactos ambientais causados pela destinação inadequada dos pneus inservíveis no meio ambiente.

O primeiro capítulo mostrará que um meio de se obter o desenvolvimento sustentável (definição - é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades dasfuturas gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro) entre outros é recolher da natureza aquilo que não pertence a ela ou que a prejudique através da coleta e reciclagem de lixo, diminuindo-se, assim, o impacto desses resíduos na natureza e no meio ambiente. A coleta e reciclagem de lixo apresentam uma série de vantagens, dentre as quais o retardamento do esgotamento dosmateriais; o prolongamento da vida útil dos aterros de lixo; redução dos impactos ambientais locais e globais; além de contribuir para reduzir a poluição ambiental, diminuir os custos de produção e criar novas oportunidades de negócio para empresas de diversos segmentos, gerando assim empregos e renda, além de outros benefícios.

O segundo capítulo mostra que o segmento de reciclagem ainda énovo e começa aos poucos vai se tornando lucrativo no país e no mundo, e por isso muito atrativo. Serão mostradas várias possibilidades da transformação de pneus velhos em matéria prima para composição de asfalto, as vantagens ecológicas e técnicas do asfalto borracha e ainda um comparativo entre estradas recapeadas com asfalto ecológico (ou asfalto borracha) e cimento Portland (também chamado deCAP-20).
O terceiro capítulo mostra várias novas alternativas para utilização da borracha, como combustível, solas de sapato, tapetes, sustentação para sofás e ainda o mercado emergente da reciclagem de pneus, onde as empresas que necessitam de borracha como matéria prima reduzem o uso dos recursos naturais e como meio de competitividade, reduzem custos de produção sem interferir naqualidade.
Serão anexadas fotos, tabelas e em poucas palavras a legislação vigente no Brasil (CONAMA) sobre a destinação dos pneus inservíveis.












1. RECICLAGEM DE PNEUS INSERVÍVEIS

1.1 Histórico

Como a maioria das invenções da humanidade, o pneu também tem sua história característica. Em 1834, uma alfaiataria de Massachusetts presenteou o então presidente dosEstados Unidos, Andrew Jackson, com um terno impermeável. A goma aplicada ao terno ficou conhecida como borracha. Na mesma alfaiataria, o filho de um inventor de ferramentas foi designado para resolver um dos maiores problemas da borracha: endurecer no frio e derreter no calor. Seu nome: Charles Goodyear.
Depois de até ser preso por não conseguir pagar suas dívidas (adquiriu empréstimos parasuas pesquisas), Goodyear encontrou a fórmula: "cozinhar" a borracha em altas temperaturas. Isso aconteceu em 1839. Dois anos depois, ele pediu a patente de vulcanização da borracha. Em 1845, um engenheiro escocês revestiu as rodas de sua carruagem com borracha vulcanizada inflada com ar, para diminuir o barulho e torná-la mais macia. Em 1888, John Boyd Dunlop, também escocês, mas, que vivia naIrlanda, descobriu uma maneira de evitar as quedas de seus filhos na bicicleta: costurou uma válvula a um tubo de borracha e encheu esse tubo com ar, cobrindo com um pedaço de lona. Assim surgiu o primeiro pneu para bicicletas.
Na França, os irmãos Édouard e André Michelin foram os primeiros a patentear o pneu para automóveis. Em 1894, havia naquele país apenas 200 carros, todos com motores avapor e pneus de borracha maciça. Numa corrida entre Paris e Bordeaux, em 1895, os irmãos Michelin inscreveram um carro com pneu inflável, que ganhou a corrida com certa folga. O problema era os constantes furos nos pneus. Em 1903, diante do grande sucesso, eles foram negociar seu produto numa pequena cidade americana chamada Detroit, onde acabava de ser montada uma grande fábrica de automóveis:...
tracking img