Pneus inservíveis

INTRODUÇÃO
Esta monografia tem por objetivo mostrar os impactos ambientais causados pela destinação inadequada dos pneus inservíveis no meio ambiente.

O primeiro capítulo mostrará queum meio de se obter o desenvolvimento sustentável (definição - é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades dasfuturas gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro) entre outros é recolher da natureza aquilo que não pertence a ela ou que a prejudique através da coleta e reciclagem de lixo,diminuindo-se, assim, o impacto desses resíduos na natureza e no meio ambiente. A coleta e reciclagem de lixo apresentam uma série de vantagens, dentre as quais o retardamento do esgotamento dosmateriais; o prolongamento da vida útil dos aterros de lixo; redução dos impactos ambientais locais e globais; além de contribuir para reduzir a poluição ambiental, diminuir os custos de produção e criarnovas oportunidades de negócio para empresas de diversos segmentos, gerando assim empregos e renda, além de outros benefícios.

O segundo capítulo mostra que o segmento de reciclagem ainda énovo e começa aos poucos vai se tornando lucrativo no país e no mundo, e por isso muito atrativo. Serão mostradas várias possibilidades da transformação de pneus velhos em matéria prima para composiçãode asfalto, as vantagens ecológicas e técnicas do asfalto borracha e ainda um comparativo entre estradas recapeadas com asfalto ecológico (ou asfalto borracha) e cimento Portland (também chamado deCAP-20).
O terceiro capítulo mostra várias novas alternativas para utilização da borracha, como combustível, solas de sapato, tapetes, sustentação para sofás e ainda o mercado emergente dareciclagem de pneus, onde as empresas que necessitam de borracha como matéria prima reduzem o uso dos recursos naturais e como meio de competitividade, reduzem custos de produção sem interferir na...
tracking img