Pneumonia

Páginas: 6 (1368 palavras) Publicado: 16 de junho de 2014
Marin H Kollef, MD, Professor Associado da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington.

[Atualização © 2000]





Introdução
Diagnóstico clínico
Diagnóstico radiológico

Aspirado de secreção das vias aéreas

Aspirado traqueal
Broncoscopia das vias aéreas inferiores

Limitações da broncoscopia
Métodos não broncoscópicos para coleta de secreções
Realização de métodosnão broncoscópicos por profissionais não médicos
Limitações dos exames não broncoscópicos
Realização de exames seriados
Diagnóstico histológico
Efeitos da administração prévia de antibióticos
Recomendações
Figura 1: Fluxograma para conduta em pacientes com suspeita de VAP
Referências bibliográficas











Introdução

A pneumonia é a principal causa de morte dentre asinfecções hospitalares. Sua prevalência em Unidades de Cuidados Intensivos é 10 a 65% e sua letalidade, 13 a 55%. Quando associada à ventilação mecânica, habitualmente desenvolve-se após 48 horas da sua instalação. É um importante fator independente de mortalidade para os doentes graves, porém novas estratégias para sua prevenção podem resultar em melhor prognóstico. Apresentamos uma revisãoatualizada do seu quadro clínico e diagnóstico.

TOPO










Diagnóstico clínico

Suspeita-se de pneumonia associada à ventilação mecânica (VAP) quando um paciente sob este procedimento desenvolve um novo ou progressivo infiltrado pulmonar associado à febre, leucocitose e secreção traqueo-brônquica purulenta. [1] Porém, existem causas não infecciosas destes sintomas, podendoconfundir o diagnóstico. Dentre estas causas, destacamos:

Aspiração química sem infecção

Atelectasia

Embolia pulmonar

Síndrome de angústia respiratória aguda (ARDS)

Hemorragia pulmonar

Contusão pulmonar

Infiltração tumoral

Pneumonite por radiação

Reação medicamentosa

Vários estudos demonstraram as limitações de se usar exclusivamente parâmetros clínicos para estabelecer odiagnóstico de VAP. Resultados de autópsias de uma série de pacientes com dano pulmonar agudo demonstrou diagnóstico incorreto em 29% dos casos clinicamente suspeitos. [2] Em outro estudo com 147 pacientes sob ventilação mecânica em que foi empregada a cultura quantitativa de aspirado das vias aéreas inferiores para se estabelecer o diagnóstico de VAP, estes parâmetros clínicos não foram precisospara a distinção entre pacientes com e sem VAP. [3] Em um terceiro trabalho, a precisão dos critérios clínicos foi comparada com culturas obtidas por broncoscopia. [4] A concordância do diagnóstico ocorreu em 62% dos casos. A maioria dos erros resultou em prescrição desnecessária de antibióticos, falhas no diagnóstico de pneumonia e no tratamento das infecções polimicrobianas ou por patógenosresistentes.

Porém, a conclusão que o diagnóstico clínico da VAP é menos preciso que os demais não é consensual. Por exemplo, a necropsia de 25 pacientes que foram submetidos a ventilação mecânica durante sua internação, apresentavam infiltrado radiológico e 2 dos 3 critérios clínicos (febre, leucocitose ou secreção purulenta) apresentou sensibilidade de 69% e especificidade de 75%, quando comparadoscom evidência histológica de pneumonia ou culturas positivas post-mortem. [5] O desempenho dos testes diagnósticos invasivos não diferiu significativamente e seu emprego não melhorou a precisão diagnóstica.

TOPO








Diagnóstico radiológico

Foi comprovado que os critérios radiológicos também parecem ser pouco específicos para o diagnóstico de VAP. [2, 6 e 7] Um estudo avalioua radiografia de tórax de 69 pacientes que morreram com insuficiência respiratória, nos quais foram realizadas autópsias. [7] Dos 30 pacientes que apresentavam critérios clínicos e radiológicos para VAP, só 13 tiveram este diagnóstico confirmado pela autópsia (57% de resultados falso-positivos). A análise de regressão logística sugeriu que o achado de broncograma aéreo é o único sinal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pneumonia
  • Pneumonia
  • Pneumonia
  • PNEUMONIA
  • Pneumonia
  • Pneumonia
  • Pneumonia
  • Pneumonia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!