Pneumonia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A pneumonia é uma infecção que ocorre do parênquima pulmonar onde há o comprometimento de bronquíolos respiratórios e alvéolos que são preenchidos por exudato inflamatório prejudicando as trocas gasosas.
A pneumonia nosocomial (PN) é uma infecção adquirida em ambiente hospitalar, responsável pela segunda maior causa de infecção, e maior morbi-mortalidade, despesa hospitalar e surgimento depatógenos multirresistêntes causando um aumento de dias de internação hospitalar e administração prolongada de antibióticos.
Os maiores índices de morte associam-se a pacientes com intubação orotraqueal (IOT) submetidos à ventilação mecânica (VM). Os pacientes intubados perdem a barreira natural entre a orofaringe e a traquéia, eliminando o reflexo da tosse e promovendo o acúmulo de secreçõescontaminadas acima do cuff, facilitando a colonização da árvore traqueobrônquica e a aspiração de secreções contaminadas para vias aéreas (VA’s) inferiores. 
A pneumonia associada à ventilação mecânica (PAVM) é aquela que se desenvolve após 48 horas de IOT e VM, onde o paciente não encontrava-se incubado no momento.  Esta infecção é conseqüência da falta de equilíbrio entre os mecanismos de defesa doindivíduo e o agente microbiano.
O risco para a PN aumenta de seis a vinte vezes nos pacientes que encontram-se em IOT e VM. A PAVM tem uma alta taxa de mortalidade e apresenta maior risco para sua ocorrência de 1 a 3% a cada dia de permanência em VM.
Programas de educação básica são essenciais para reduzir a ocorrência de PAVM em 50% ou mais usando várias intervenções para prevenir a colonização ea aspiração de secreções e de conteúdo gástrico.
Objetivos
Esta pesquisa tem por objetivos, investigar, a partir da pesquisa bibliográfica, e informar aos profissionais da área de saúde, sobre alguns aspectos da PAVM como, conceito, incidência, taxa de mortalidade e diagnóstico, enfatizando a importância dessa patologia, já que apresenta um grave problema de saúde nas unidades de terapiaintensina (UTI’s).
Metodologia
Foi realizada uma pesquisa bibliográfica que é construída partindo-se de materiais já escritos anteriormente, como livros e artigos científicos. A presente pesquisa é do tipo exploratória, que têm como proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses. Tem ainda como método de abordagem o dedutivo, que a partirde uma visão geral chega-se a um caso específico. A técnica de pesquisa utilizada foi a documentação indireta, que baseia-se em dados obtidos por outras pessoas,  através da pesquisa bibliográfica de  livros, revistas e outras publicações.
Pneumonia Nosocomial
A pneumonia é uma infecção que ocorre no parênquima pulmonar, comprometendo bronquíolos respiratórios e alvéolos que são preenchidos porexudato inflamatório, o que prejudica as trocas gasosas. Essa patologia pode ser causada por qualquer agente infeccioso como bactérias, fungos, vírus ou parasitas. Em sua maioria, é provocada por bactérias e é considerada a principal causa de morte em pacientes hospitalizados.
Quanto à classificação anatômica, as pneumonias podem ser: lobar, onde há uma disseminação uniforme nos lobos pulmonares;lobular, caracterizada por vários focos inflamatórios nos lóbulos pulmonares; e intersticial, afetando mais o interstício pulmonar. Ela geralmente inicia-se a partir da inalação de microorganismos para o interior dos pulmões. A infecção pode ser levada aos pulmões pela corrente sangüínea ou deslocar-se para os mesmos diretamente a partir de uma infecção próxima. Os sintomas mais comuns destapatologia são: tosse produtiva, dor torácica, calafrios, febre e dificuldade respiratória.
A PN é uma patologia dinâmica, adquirida em ambiente hospitalar, responsável pela maior morbidade, mortalidade e despesa hospitalar, causando aumento de dias de internação e geralmente, uma administração prolongada de antibióticos. Os maiores índices de morte associam-se a pacientes em IOT submetidos à VM. A...
tracking img