Pneumonia infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3720 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PNEUMONIA

INTRODUÇÃO

A pneumonia é definida como a inflamação dos tecidos pulmonares, geralmente causadas por agentes infecciosos. De acordo com o agente etiológico ela pode ser classificada em: bacteriana, viral, fúngica, parasitária, podendo ser ainda secundária à terapia, por radiação, ingestão de substâncias químicas e inalação de corpos estranhos. Nos países em desenvolvimento asdoenças agudas do trato respiratório inferior constituem importante causa de internação hospitalar em crianças com idade inferior a cinco anos, podendo ser responsáveis por 90% das mortes por patologia respiratória. Dentre estas doenças encontram se as infecções de brônquios e bronquíolos reconhecidas como de etiologia viral e para os quadros pneumônicos as de etiologia bacteriana. Já nos paísesdesenvolvidos os agentes virais é que são responsáveis pela maior parte das infecções pulmonares destacando se entre eles, o vírus respiratório sincicial, o parainfluenza, o influenza e o adenovírus.
As pneumonias em geral representaram, no Brasil, a terceira causa de morte e a principal causa de internação em crianças menores de 10 anos. Nos estados da região sudeste, centro oeste e sul,onde a doença diarréica decresceu, as doenças respiratórias ainda representam a segunda causa de morte nas crianças menores de 5 anos. Alguns estudos revelam que as doenças do aparelho respiratório atingem 40 a 50% das consultas ambulatórias de emergência (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 1996). Contudo embora o problema assuma maior gravidade nas regiões de menores recursos é possível identificar que nasgrandes cidades do sul e sudeste brasileiro a situação não é melhor, pois apesar destas regiões serem dotadas de uma melhor estrutura do sistema de saúde e vários hospitais, dentre as 40 a 42% das crianças que tiveram óbito domiciliar por pneumo nia, 60 a 80% haviam recebido algum atendimento em serviços de saúde da região. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 1996).
Existem vários fatores de risco quecontribuem para a manifestação clínica da doença, assim os programas de saúde d e v em abordar os seguintes fatores de prevenção: desnutrição, prematuridade ou baixo peso ao nascer, desmame precoce, vacinação deficiente, baixo nível de escolaridade dos pais, falta de saneamento básico, pois esses fatores são os que mais se relacionam às pneumonias. No Brasil, com a iniciativa do Ministério da Saúde eparticipação das sociedades médicas de pediatria epneumologia, a assistência às crianças com infecções respiratórias agudas passaram a ser orientadas a partir do final da década de 80, incentivando o tratamento domiciliar mais adequado e estabelecendo critérios para internações. Foram consideradas de fundamental importância quatro ações básicas de saúde para promover a diminuição da mortalidadeinfantil programa ampliado de vacinação; acompanhamento do crescimento; incentivo ao aleitamento materno e controle da desnutrição.
Em resumo a redução da prevalência de fatores de risco tais como baixo peso ao nascer, desnutrição, desmame precoce, contaminação no interior das residências e a exposição da criança ao ar frio excessivo são estratégias fundamentais para reduzir a incidência e agravidade dos casos de pneumonia nas crianças menores de cinco anos. A autora deste artigo, enquanto trabalhadora da área da saúde em hospitais públicos da periferia de São Paulo SP e também como aluna de graduação do curso de enfermagem verificou a existência de uma certa deficiência no conhecimento dos profissionais da área sobre o cuidado com as crianças acometidas de pneumonia, o que a motivoupara a realização deste trabalho com objetivo de traçar um plano de cuidado para estas crianças.

METODOLOGIA

Para realização desta pesquisa foi feito um levantamento bibliográfico na base de dados LILACS da BIREME, onde foram consultados artigos científicos em português publicados em revistas ou divul gados em jornais, principalmente de pediatria além de livros de pneurnologia,...
tracking img