Pneumologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COOP HOME– ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA COM ÊNFASE EM TRAUMATOLOGIA PRIMEIRA TURMA DO HOSPITAL GLÓRIA- TG1

DIFERENÇA ENTRE PNEUMONIA E BRONCOPNEUMONIA

ALETÉA SENHORINI

São Paulo – SP ABRIL 2003

2

1- Definição
De acordo com Guyton ( 1997) “a palavra pneumonia designa qualquer condição inflamatória dos pulmões na qual uma parte ou a totalidade dos alvéolos , acha-sepreenchida por líquido e células provenientes do sangue”. De acordo com Kisner e Colby ( 1998) “pneumonia é uma inflamação do parênquima pulmonar , caracterizada por consolidação e exsudação”. Segundo Corrêa da Silva ( 2001) “ pneumonia é um processo inflamatório exclusivo ou predominante do parênquima pulmonar, sem reação granulomatosa ou necrose ostensiva”.

2- Incidência
Por registrosnecrológicos , as doenças respiratórias são responsáveis por aproximadamente 12% das mortes notificadas no país, sendo que cerca de 5% de todas as mortes no Brasil são causadas por pneumonia. Enquanto a mortalidade dos pacientes ambulatoriais é inferior a 50%, a dos hospitalizados pode chegar a 50% nos internados em UTI. Pela importância do problema, deve ser mantido alto nível de suspeita paradiagnosticar pneumonias, a hipótese etiológica operacional deve ser feita o mais precoce possível, o esquema antibiótico deve ser iniciado prontamente, e o quadro deve sempre ser considerado uma emergência médica.

3- Fatores predisponentes
Aglomerações onde as bactérias e vírus são facilmente transmitidos; Alcoolismo; Tabagismo; Poluição atmosférica;

3

Desnutrição; Obstrução por um corpoestranho ou tumor; Gripe; Bronquite crônica.

4- Fisiopatologia
O organismo invasor causa inflamação nos bronquíolos e alvéolos. O exsudato se dissemina para os alvéolos vizinhos, proporcionando um meio para a rápida disseminação das bactérias. Os alvéolos ficam cheios de eritrócitos, leucócitos, macrófagos e fibrina e há congestão em todo o lobo ou em parte dele. A resolução ocorre quando osleucócitos engolfam as bactérias e os macrófagos por fagocitose. Na pneumonia , a função pulmonar se altera em diferentes fases da doença. Nas fases iniciais, o processo pneumônico pode muito bem permanecer localizado em apenas um pulmão, estando a ventilação alveolar diminuída enquanto o sangue continua a fluir normalmente pelo pulmão. Isso resulta em duas grandes anormalidades funcionais pulmonares: 1)redução na área total da membrana respiratória disponível para as trocas gasosas; 2) diminuição da relação ventilação/ perfusão. Estas duas anormalidades diminuem a capacidade de difusão, o que resulta em hipoxemia ( diminuição do oxigênio no sangue) e hipercapnia ( aumento de dióxido de carbono no sangue).

5- Características clínicas
Podem acontecer repentinamente ( pneumonia lobar) , ougradualmente ( broncopneumonia). ♦ Febre alta ( 38 a 40º C) ; ♦ Calafrios ♦ Dor tipo “pontada”; ♦ Tosse ( no início é seca, mas depois de alguns dias passa a ser produtiva); ♦ Estado confusional ( devido a hipoxemia) principalmente nos idosos.

4

6- Vias de acesso
A via mais comum é através da aspiração de secreções orofaríngeas contaminadas contendo microorganismos colonizantes das vias aéreassuperiores. ♦ Via aerógena: Inalação do germe em aerossol ( vírus, micoplasma) ♦ Via hemática: Disseminação a partir de focos de supuração extrapulmonar como aparelho digestivo, aparelho urinário ( estafilococos e diversos Gram- negativos).

7- Classificação pela localização anatômica

♦ 7.1- PNEUMONIA SEGMENTAR A reação inicial é a ocorrência de líquido edematoso nos alvéolos, com rápidapropagação para o tecido pulmonar adjacente , através da via aérea terminal e dos poros de Kohn. Logo em seguida , ocorre uma rápida multiplicação dos microorganismos dentro do líquido edematoso e invasão do fluido por leucócitos em resposta à infecção . Estes leucócitos atravessam o interstício da parede alveolar, penetrando n alvéolo nas junções epiteliais intercelulares. O processo patológico...
tracking img