Pneumemonectomia

1254 palavras 6 páginas
A pneumectomia é a remoção cirúrgica de um pulmão.
Em regra, efectua-se uma pneumectomia como tratamento para cancro. Pode ser efectuada em uma de duas formas:

Pneumectomia tradicional - Apenas se remove o pulmão doente.
Esquema de uma massa no pulmão direito, tratada por pneumectomia.

Pneumectomia extrapleural – Remove-se o pulmão doente, juntamente com: Uma parte da membrana que cobre o coração (pericárdio) Parte do diafragma A membrana revestindo a cavidade do tórax (pleura)

A pneumectomia remove metade da capacidade de respiração de uma pessoa. Por esta razão, em regra, os cirurgiões escolhem uma forma menos extrema de cirurgia do pulmão se possível.

No entanto, provavelmente, uma pneumectomia é a melhor opção quando um tumor:

Está localizado a meio do pulmão Envolve uma percentagem significativa do brônquio ou da artéria ou veias pulmonares

Objectivos e Indicações

É mais frequente efectuar-se uma pneumectomia tradicional para remover cancro do pulmão. Também pode ser necessária quando um doente foi gravemente ferido no tórax.

Uma pneumectomia extrapleural pode ser uma opção de tratamento para o mesotelioma maligno. Este é um cancro da pleura. A pleura é a membrana que reveste a cavidade torácica e cobre os pulmões. Este cancro é provocado, tipicamente, pela exposição a asbestos.
Preparação

O médico irá solicitar exames extensivos dos pulmões antes de efectuar uma pneumectomia. O médico irá confirmar se o pulmão restante está suficientemente saudável para assumir a capacidade total de respiração. Também irá garantir se o coração é suficientemente forte para suportar a cirurgia.

Antes de se agendar a cirurgia, irá submeter-se a uma série de exames e análises ao sangue. Estes testes irão confirmar que o cancro não se disseminou para fora dos pulmões. Estes exames podem incluir uma:

Cintigrafia óssea TAC (tomografia computorizada) do torax e abdomen. TAC craniana

O médico

Relacionados