Pneumatose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (344 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PNEUMATOSE CISTÓIDE INTESTINAL ASSOCIADA A OBSTRUÇÃO INTESTINAL E DPOC


INTRODUÇÃO:
Pneumatose cistóide intestinal (PCI) é uma condição relativamente incomum, caracterizada pela presençade múltiplos cistos na submucosa e serosa, preenchidos de gás na parede do trato gastrointestinal. Pode ser originada por numerosas condições clínicas.

OBJETIVO:
Relatar um caso raro depneumatose intestinal associada a obstrução e DPOC.

MATERIAIS E MÉTODOS:
AJS, 72 anos, masculino, com queixa de dor abdominal difusa há 01 dia associada a distensão abdominal, náuseas e parada deeliminação de gases e fezes. Portador de DPOC. Ao Exame REG, desidratado, abdome globoso, ruídos aumentados, distendido, hipertimpânico, doloroso a palpação difusa, hérnia inguinal bilateral –encarcerada a direita. Rx abdome agudo evidenciou pneumoperitônio (fig. 1). Paciente foi submetido a laparotomia exploradora (LE).


[pic]
Fig.1 -pneumoperitônio vizualizado em rx tórax

RESULTADOS:
A LE evidenciou aderências e bridas em delgado com obstrução intestinal a nível ileal, além de lesões de aspecto bolhoso localizadas em delgado e colon(figs. 2 e 3). Realizada lise de aderências e ressecção de porção ileal. Paciente evolui mal indo a óbito no 3° PO. A imunohistoquímica mostrou pneumatose cistoide intestinal.TEM FOTO MELHOR, MAIS DETALHADA
[pic]
[pic]
Figs. 2 e 3- lesões bolhosas evidenciadas em intestine delgado

CONCLUSÃOApesar da patogênese não ser claramente conhecida, a PCI é associada à doenças intestinais inflamatórias ou infecciosas, obstruções, isquemias mesentéricas, doenças do colágeno, imunodeficiênciaadquirida e, principalmente, com DPOC. No caso em questão a presença de obstrução intestinal e DPOC como prováveis etiopatogenias da PCI.


BIBLIOGRAFIA
- Saito M, Tanikawa A, Nakasute K, Tanaka...
tracking img