Pneumatologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1821 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é expresso na Doutrina da Trindade.
A doutrina da trindade proclama que Deus é um só, porém três; Ele é três, porém um só. Isso não significa que o cristianismo tenha abandonado a lógica e o raciocínio. Pelo contrario, aceitamos o fato de que a doutrina da Trindade refere-se a um Ser infinito que está além da compreensão de suas criaturas finitas.
A Doutrina da Trindade no AntigoTestamento.
Génesis 1.1, onde o nome hebraico para Deus, Elohim, é plural, já mostra que essa unidade de Deus é composta. "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança" (Gn l .26); "Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal" (Gn 3.22); "Desçamos e confundamos ali a sua língua..." (Gn 11.7). A Bíblia nos ensina que somente um é chamado SENHOR Deus (2 Sm 7.22); no entanto, elamesma nos ensina que cada uma dessas três Pessoas é SENHOR Deus — o Pai (Os 13.4); o Filho (Ez 44.2) e o Espírito Santo (At 7.51 comp. 2 Rs 17.14).
Quais as verdades essências existentes na afirmação “O Espírito Santo é Deus”
Negar esta verdade e insultar-lo, é fazer agravo ao Espírito da graça (Hb.10:29). Assim sendo, é essencial que os crentes reconheçam a importância do Espírito Santo noplano divino da redenção. Sem a presença do Espírito Santo neste mundo, não haveria a criação, o universo, nem a raça humana (Gn.1:2; Jô.26:13; Sl.104:30). Sem o Espírito Santo, não teríamos a Biblia (2Pe.1:21), nem mesmo o Novo Testamento 9Jo.14:26,1Co.2:10) e nenhum poder para proclamar o Evangelho (At.1:8). Sem o Espirito Santo, não haveria fé, nem novo nascimento, nem santidade e nenhum cristãoneste mundo.
Explicando o tema: “O Espírito Santo é o autor da vida”.
O Espírito Santo desempenhou um papel ativo na criação. O segundo versículo da Bíblia diz que "o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas" (Gn 1.2), preparando tudo para que a palavra criadora de Deus desse forma ao mundo. Tanto o Verbo de Deus quanto o Espírito de Deus, foram agentes na criação (ver Jó 26.13; Sl 33.6;). O Espírito também é o autor da vida. Quando Deus criou Adão, foi indubitavelmente o seu Espírito quem soprou no homem o fôlego da vida (Gn 2.7; cf. Jó 27.3). O Espírito Santo continua a dar vida às criaturas de Deus (Jó 33.4; Sl 104.30).
As provas de que o Espírito Santo é uma pessoa.
A Palavra de Deus nos revela que o Espírito Santo é uma pessoa, pois menciona atitudes e ações do Espíritoque somente uma pessoa pode ter.Ele possui uma mente, vontade e emoções, que são características de uma pessoa e não de uma influencia ou força. A Personalidade está envolvida na “mente” ou “intenção” do Espírito (Rm 8.27), que é considerado entidade pensante, assim como em 1Co 2.11-“O Espírito conhece”.Não se trata de um ser friamente intelectual, pois Paulo fala do “amor do Espírito” (Rm 15.30) eda possibilidade de “entristecer” o Espírito Santo(Ef 4.3). O amor e cuidado do Espírito pelas pessoas são vistos na sua intercessão intensiva”com gemido inexprimíveis”(Rm 8.26), e isso “de acordo com a vontade de Deus”(V 27) o que enfatiza sua união com o Pai. O Espírito Santo “clama” (Gl 4.6), habita nas pessoas (Rm8.9), as dirige (Rm 8.14) e as ensina (1Co 2.13). “O próprio Espírito testificaao nosso espírito que somos filhos de Deus”(Rm 8.16) .
Esclarecendo o tema: “O Espírito Cristo na vida do crente”.
Ao nos dar o Espírito. Santo, Deus nos marca como seus (2Co 1.22).Somos selados.
Assim, temos a evidencia de que somos filhos adotados por Deus, e que a nossa redenção é real, pois o Espírito Santo está presente em nossa vida (Gl 4.6). Podemos saber que realmente pertencemos aDeus, pois o Espirito Santo nos regenera e renova, nos liberta do poder do pecado, nos faz conscientes de que Deus é nosso Pai e nos enche de poder para testemunhar.(At1.8;2.4).
Informação sobre : “O Penhor do Espírito Santo”.
O Espírito Santo é o “penhor” ou sinal da nossa herança, isto é, uma primeira prestação ou parcela inicial. Na presente era o Espírito Santo é concedido aos crentes como...
tracking img