Pneumatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (619 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Pneumática
A pneumática é conceituada como sendo a matéria que trata do dos movimentos e fenomeno dos gases.
Comparativamente à hidráulica, a pneumática é sem duvida o elemento mais simples, demaior rendimento e de menor custo que pode ser utilizado na solução de muitos problemas de automatização. Fato este devido a uma série de características próprias de seu fluido de utilização, que nonosso caso é o ar.
1.1 Compressores
Como já visto a pneumática usa o ar como fonte de energia para o acionamento de seus automatismos. Esse ar, entretanto, necessita ser colocado em determinadascondições apropriadas para sua utilização. São elas: pressão adequada e qualidade (isenção de impurezas e umidade). A condição de pressão adequada é conseguida com a utilização de compressores, já a dequalidade utiliza-se de recursos como purgadores, secadores e filtros.
Dois dos princípios conceptivos em que se fundamentam todas as espécies de compressores de uso industrial: volumétrico e dinâmico.Nos compressores volumétricos ou de deslocamento positivo, a elevação da pressão é conseguida com a redução do volume ocupado pelo gás. Na operação dessas maquinas podem ser identificadas diversasfases, que constituem o ciclo de funcionamento: inicialmente, uma certa quantidade de gás é admitida no interior de uma câmara de compressão, que então é cerrada e sofre uma redução de volume.Finalmente, a câmara é aberta e o gás liberado para consumo.
Os compressores dinâmicos ou turbocompressores possuem dois órgãos principais: impelidor e difusor. O impelidor é um órgão rotativo munido de pásque transfere ao gás a energia recebida de um acionador. Essa transferência de energia se faz em parte na forma cinética e em outra parte na forma entalpia. Posteriormente, o escoamento estabelecidono impelidor é recebido por um órgão fixo denominado difusor, cuja função é promover a transformação da energia cinética do gás em entalpia, com consequente ganho de pressão.
Os compressores...
tracking img