Pneumatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pneumática
A pneumática trata do emprego do ar comprimido como fonte produtora de trabalho.
O primeiro homem que sabemos ter-se interessado pela pneumática foi o um grego que, à cerca de 2000anos, construiu uma catapulta funcionando a ar comprimido.
 
| | | |


 O emprego de compressores a nível industrial apareceu quando o homem necessitou de fundir os metais e mais tarde, como um valioso auxiliar na ventilação em minas; só em 1760 surgiu o primeiro“cilindro soprador”.
Embora a base da pneumática faça parte do conhecimento humano já há bastante tempo, foi necessário aguardar-se pelo século XIX para que com assento numa base científica sólida ecompletada pela experimentação, a pneumática se tornasse uma importante ferramenta para a engenharia e o seu estudo se tornasse sistemático.
A primeira aplicação em grande escala do ar comprimidocomo veículo transmissor de energia e produtor de trabalho foi realizada em 1861 a 1863 na perfuração de um túnel sob os Alpes Suíços, que durou 2 anos em vez dos 25 inicialmente estimados. A partirsensivelmente deste período a pressão de trabalho fixou-se em 8 bar (8 Kg/cm2) o que ainda hoje continua sendo a pressão normal em ar comprimido.
O freio a ar comprimido, o martelo pneumático e aperfuração por percussão e a utilização do ar comprimido na distribuição postal foram algumas das inovações da época. Em Paris chegou a ser construída com grande sucesso, incrementandoextraordinariamente a indústria local, uma grande central de produção de ar comprimido, da qual partia uma extensa rede de distribuição.
Atualmente a pneumática ocupa um campo vastíssimo, estando aliada a todas asformas de energia. Foi a partir da 2ª Guerra Mundial que a pneumática teve um decisivo incremento passando a substituir na indústria não só o esforço muscular, mas também algumas das decisões...
tracking img