Pneumatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2227 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ponte Rolante

Ponte rolante é um sistema eletromecânico constituído de um caro que se desloca sobre vigas ao longo do edifício, o qual possui um mecanismo de elevação e descida de carga e pertence a família de Máquinas de Transporte e Elevação de Cargas (METs). Os tipos de pontes rolantes basicamente dividisse em dois grupos de aplicação siderúrgica e não siderúrgica.
Os movimentos dedeslocamento do carro combinado ao movimento de deslocamento transversal do eixo de guindaste permitem a cobertura quase total da área interna do edifício, onde se encontra instalada a ponte rolante.
Sua utilidade consiste na necessidade de se deslocar cargas pela área de cobertura de seus movimento no eixo X e Y, a movimentação do eixo X e do eixo Y permite o ganho de espaço físico e melhorescondições ergonômicas para a movimentação de peças ou cargas por entre a área coberta pela ponte rolante. Com a utilização da ponte rolante é possível se aprimorar o layout de forma a torná-lo mais produtivo, aproveitando melhor os espaços, assim podendo se ter e manter um padrão de organização, acelerar o atendimento a clientes aumentando a competitividade da empresa no mercado.
As normas queregulamentam as METs não tecem comentários sobre os modelos matemáticos nem sobre o desenvolvimento da configuração. Do ponto de vista prático da Engenharia de Projetos, seria conveniente, a partir de uma seqüência, a definição da configuração possível das METs, para então, a utilização dos modelos matemáticos e recomendações normalizadas. Para tanto, é necessário construir a seqüência macro, desdeos objetivos que as METs devem atender no processo até a sua configuração básica e respectivas implicações no sistema.

Bloco do gancho
Caminho de rolamento
Viga testeira
Sistema de translação da ponte
ponte
carro
Sistema de levantamento

Descrição e divisão da estrutura que forma a ponte rolante. Não siderúrgica.
* PONTE – É a estrutura principal que realiza o movimento detranslação.

* cabeceira
CABECEIRAS - Estão localizadas nas extremidades da viga. Nas cabeceiras estão fixadas as rodas, uma das quais geralmente é acionada por uma caixa de engrenagem, que por sua vez é acionada por um motor elétrico, o que permite o movimento de translação da ponte rolante. Estas rodas se movem por sobre os trilhos que compõem o caminho de rolamento.

* VIGA (s) - É a vigaprincipal da ponte rolante. Quando o projeto da ponte rolante utiliza apenas uma viga tem-se uma ponte chamada de uni-viga, e quando o projeto da ponte rolante utiliza duas vigas tem-se uma ponte chamada de ponte dupla-viga. Sobre ou sob esta viga, dependendo do tipo de ponte rolante desloca-se o carro da talha.
viga

* CARRO TALHA - O carro talha se movimenta sobre as vigas principais daponte e é o mecanismo onde se localiza o sistema de elevação (talha). É responsável pelo deslocamento transversal e vertical da carga. (Colocar foto destacando o carro talha)
*

* TALHA - A talha pode ser montada no carro ponte e é responsável pelo movimento de elevação da carga. Geralmente a talha utiliza um cabo de aço para levantar um bloco de gancho ou dispositivo de elevação. Paraparar o movimento de elevação é utilizado um motor elétrico com freio eletromagnético chamado de moto-freio. A talha também pode ser montada sob a viga principal da ponte com o auxílio de um Trolley para poder se deslocar na transversal da ponte, não sendo necessário o carro ponte. (Colocar foto destacando a talha)
*

* TROLLEY - O trolley movimenta a talha sob a viga da ponte rolante.Geralmente o movimento do trolley é realizado por um motor elétrico que aciona uma caixa de engrenagens. (Colocar foto destacando o trolley)
*

* CAMINHO DE ROLAMENTO - Trata-se de um par de trilhos ferroviários, normalmente fixados nas vigas laterais do edifício, que servem como caminho para o deslocamento longitudinal da Ponte Rolante. Esse par de trilhos é posicionado abaixo das...
tracking img