Pnass metodologia do programa nacional de avaliacao de servicos de saude

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2589 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Do Mágico ao Social - Resenha do Livro

Introdução

Escritor dos mais conhecidos do país, Moacyr Scliar vale-se neste livro de sua outra especialidade, a de médico, para falar de um grande tema: a trajetória do homem em seus embates com a dor e a doença ao longo da história. Não se trata de mais uma obra de ficção do autor, mas há nelas diversos personagens fascinantes, a começar peloxamã, que tem por tarefa"convocar espíritos capazes de erradicar o mal". Incluindo entre outros, Pasteur, que desenvolveu a teoria microbiana da doença, assim como Osvaldo Cruz, "alucinado guerreiro, cuja espada é o fumigador usado no combate ao mosquito", segundo uma charge da época intitulada Hygiene á muque.
 

O livro

 
Para Washburn e Moore o instinto de preservação écaracterística inata aos primatas, mas a doença é um antigo acompanhante da espécie humana.
Seqüelas traumáticas, evidências de doenças infecciosas e parasitárias estão registradas.Sendo sempre difícil estabelecer relações de causa e efeito devido aos diferentes graus de desenvolvimento da ciência tecnológica.Privados de recursos os povos primitivos explicavam a doença dentro de uma concepção mágica,sendo o doente vitima de demônios e espíritos malignos.
Competia ao feiticeiro ou xama curar o doente, organizando rituais, convocando espíritos capazes de erradicar o mal, fazendo uso de plantas alucinógenas, chamarizes para os espíritos capazes de combater a doença.O xamanismo confere autoridade e prestígio, ainda que nem todos os xamãs obtenham êxito em sua carreira.

O Brasilincorporou grande parte destas práticas mágicas.Além dos índios, os negros, trazidos como escravos, tinham também suas práticas mágicas e conhecimento da medicina natural. "Africanos, Índios e mestiços foram os grandes curandeiros do Brasil colonial".
A medicina mágica e religiosa envolve componentes instintivos e empíricos.Sem dúvida os poderoso efeitos psicológicos explicavam muitas curas.Mas, dealgum modo, a prática dos feiticeiros e curandeiros beneficiou a pratica médica.
Os sumérios deixaram registrados os seus conhecimentos médicos em placas de barro, contendo receitas empíricas e médica.Os assírios e babilônios acreditavam que as doenças eram causadas por demônios.Os Sacerdotes eram os médicos do antigo Egito.
Para os antigos hebreus, a doença não era devida à ação dedemônios, mas representava de qualquer modo, um sinal da cólera divina diante dos pecados humanos.
Nas Bíblia a doença era sinal de desobediência ao mandamento divino.Mas também continha formas de preveni-las.Preceitos adotados a partir da observação empírica do que mantinham a saúde e evitavam doenças.
Por exemplo, a circuncisão, há evidências de que o procedimento previne câncer do pênis,herpes genital, câncer de colo de útero e doenças venéreas de maneira geral.Mas não há consenso quanto a esta proteção.E muitas vezes vista com conotação negativa.Fazendo com que os Judeus se tornassem alvo de deboche na Palestina.
O esquema de poder dos sacerdotes ou feiticeiros guardiões de segredos vitais, não é, contudo, permanente.Novas formas de conhecimento sempre se contrapõem à magia,causando uma fissura que pode ser representada pelo componente empírico, se acentua à época da antiguidade grega, cuja medicina encontra sua expressão maior em Hipocrates.
Mais ou menos à mesma época em que em Roma, os plebeus se rebelavam contra os patrícios, Hipócrates, o "pai da medicina", escrevia sua obra.
Na Grécia, no século 5º a.C. O ser humano ideal era uma criatura equilibradano corpo e na mente.Tal concepção de saúde de saúde encontrava também suporte religioso.Os gregos cultivavam muitas divindades.Mas deve-se notar que a cura, para os gregos, era obtida pelo uso de plantas e de métodos naturais e não apenas por procedimentos ritualísticos.
Hipócrates desenvolveu extraordinariamente a observação empírica, deixaram casos clínicos registrados, reveladores de...
tracking img